26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Bora estudar? - 13/01/2025, 06:56 - Da Redação - Atualizado em 13/01/2025, 08:19

Matrículas da rede estadual de educação começam nesta segunda; saiba como fazer

Saiba qual é o primeiro grupo liberado para realizar a matrícula de imediato

Período termina em 21 de janeiro
Período termina em 21 de janeiro |  Foto: Joseane Rodrigues/SEC

O período de matrículas para o ano letivo de 2025 na rede estadual de ensino da Bahia começou, nesta segunda-feira (13), e segue até o dia 21 de janeiro. Todo o processo é realizado de forma online, no portal desenvolvido para essa atividade.

O cronograma foi escalonado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) para atender diferentes públicos, garantindo agilidade e organização na solicitação de vagas.

Leia também:
Resultados do Enem 2024 serão divulgados nesta segunda-feira
Bombeiros lançam edição 2025 do projeto "Anjinhos da Praia"

Neste primeiro dia, a prioridade é para pessoas com deficiência. Para solicitar a vaga, é necessário que o responsável tenha uma conta ativa na plataforma e indique o turno e a série desejados.

Datas importantes para cada grupo

O cronograma de matrículas segue com a transferência de estudantes da rede estadual marcada para esta terça-feira (14). Na quarta (15) e quinta-feira (16), será a vez dos alunos que concluíram o 5º ou 9º ano do Ensino Fundamental em escolas municipais e que ingressarão no 6º ano ou no 1º ano do Ensino Médio em unidades estaduais.

Na sexta-feira (17), a rede estadual abrirá vagas para estudantes de todas as redes que buscam o Ensino Fundamental. Já no sábado (20) e domingo (21), as matrículas serão destinadas a alunos de todas as redes interessados em vagas no Ensino Médio.

Documentos exigidos

Após a solicitação da vaga no sistema online, é necessário comparecer à escola selecionada em até cinco dias úteis, munido dos seguintes documentos:

- Histórico Escolar (original);
- RG ou Certidão de Nascimento;
- CPF;
- Comprovante de residência atualizado;
- Carteira de Vacinação (para estudantes com até 18 anos).

Planejamento

A SEC orienta que os responsáveis se antecipem na criação das contas no portal e fiquem atentos às datas para evitar contratempos. Aqueles que não conseguiram acessar o portal para realizar a matrícula podem procurar qualquer unidade da rede estadual para tirar dúvidas e dar início ao processo.

exclamção leia também