
Após ter barrado a comercialização das marcas de azeite de oliva ‘Alonso’ e ‘Quintas D’Oliveira’, na terça-feira (20), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), voltou a proibir novas marcas. Nesta quinta (22), o órgão barrou a comercialização dos produtos ‘Escarpas das Oliveiras’ e ‘Almazara’.
De acordo com o portal Agência Brasil, a medida é resultado de investigações da Anvisa depois de denúncia feita pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Segundo a resolução publicada no Diário Oficial da União, o impedimento da comercialização deve-se à origem desconhecida das duas marcas de azeite.
Leia Também:
A decisão também traz que a embaladora dos produtos, a empresa Oriente Mercantil Importação e Exportação Ltda, consta como tendo o CNPJ encerrado junto à Receita Federal desde 8 de novembro de 2023.
Além dos problemas nos padrões da rotulagem, os produtos não tinham licenças na Anvisa ou no Ministério da Saúde. Nos rótulos dos produtos consta apenas o nome da embaladora Oriente Mercantil Importação e Exportação.
Vale destacar que em caso de descumprimento de decisão, a venda dos produtos pode representar infração grave, inclusive pode sobrar até para os estabelecimentos que seguirem vendendo essas marcas de azeite.