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Dê um 'sac'! - 17/01/2025, 18:26 - Da Redação - Atualizado em 17/01/2025, 18:44

SAC oferece serviço da nova Carteira de Identidade em escolas públicas

Expectativa é que mais de 600 alunos sejam atendidos por escola

Nova CIN terá serviço de emissão em escolas estaduais
Nova CIN terá serviço de emissão em escolas estaduais |  Foto: Memo Soul/Ascom SEC

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) Itinerante e o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) oferecem o serviço da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em escolas estaduais de Salvador. O atendimento aos estudantes, que será de 8h às 17h, começa nesta segunda-feira (20), na escola São Daniel Comboni, no bairro de Sussuarana.

A ação, realizada em parceria com a Secretaria da Educação (SEC), vai passar também por mais quatro escolas da rede estadual: Pedro Paulo Marques e Marques, em São Cristóvão; David Mendes Pereira, em São Marcos; Barros Barreto, em Paripe; e Luiz Viana, em Brotas.

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Para ser atendido é preciso fazer um agendamento prévio na própria escola. Ao todo, 10 colaboradores da Rede SAC atuam na missão, que deve atender a mais de 600 alunos por escola. “É um projeto grandioso, que oferece um serviço de cidadania de forma facilitada e proativa nas unidades escolares, especialmente durante o período de matrícula, quando os alunos têm a necessidade de atualizar a documentação”, explica a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios.

A expectativa é de que a ação alcance também escolas do interior do Estado, ainda em 2025. “A emissão da CIN em escolas estaduais é um projeto de grande importância para esse público estudantil, que passa a ter um documento padrão e unificado, em nível nacional, incluindo uma versão digital, integrado a órgãos federais, e favorecendo, assim, a inclusão e acesso dos jovens a diversos benefícios”, destaca o diretor do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), Bruno Fróes.

A ação acontece durante o Projeto Férias na Escola, iniciativa da SEC que visa promover a socialização, desenvolvimento e novas aprendizagens aos alunos durante o recesso. “A parceria reflete nosso compromisso em levar cidadania e inclusão para o ambiente escolar. Essa iniciativa não apenas facilita o acesso dos estudantes à nova carteira de identidade, mas também reforça a importância de oferecer serviços essenciais diretamente às comunidades escolares. Com o Projeto Férias na Escola, garantimos que nossos alunos aproveitem o recesso escolar de forma produtiva, e agora com acesso a direitos fundamentais," destacou a chefe de Gabinete da SEC, Luciana Menezes.

CIN

A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original) em mãos. Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia simples. Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.

Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site oficial (www.ba.gov.br/administracao) e o site institucional do SAC, além do call center: (71) 4020-5353 (WhatsApp) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo). A implantação da CIN na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), e responsável pelo IIPM, em parceria com a Saeb, através do SAC.

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