23º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Eita, coisa boa! - 12/07/2025, 06:45 - Silvânia Nascimento

Roda de Fuxicaria leva arte e cultura para Itapuã

Gratuita e aberta a todo o público, a ação contará com mais duas edições

Galera se reuniu no bairro
Galera se reuniu no bairro |  Foto: Uendel Galter/Ag. A Tarde

Tinha tudo para ser uma tarde comum para alunos do Colégio Estadual Jenny Gomes, mas, uma Roda de Fuxicaria promovida pelo Projeto 'Levanta Povo! Sambas, Artesanais e Resistências', na Praça da Literatura, no bairro de Itapuã, em Salvador, tornou esta sexta-feira (11) ainda mais especial.

Gratuita e aberta a todo o público, a ação contará com mais duas edições que serão realizadas nos dias 18 e 25 deste mês, das 14h às 17h, no mesmo endereço. A idealizadora do projeto, Verônica Mucúna, contou sobre a proposta do evento.

Leia Também:

"Esse projeto nasceu em 2017 com a ideia de levar samba de roda raiz, samba de roda de terreiro para as praças e ruas de Itapuã, por ser uma cultura que estava começando a ficar esquecida com a chegada de outros gêneros, mas, destaco que não temos nada contra esses gêneros. Porém, entendo que a gente precisa manter a nossa raiz", disse.

Imagem ilustrativa da imagem Roda de Fuxicaria leva arte e cultura para Itapuã
Foto: Uendel Galter/Ag. A Tarde

Ainda na entrevista, ela destacou o valor do fuxico, que além de ter toda a riqueza cultural, carrega em si a contribuição para economia e geração de renda de muitas pessoas, sobretudo, mulheres. "Eu digo que o fuxico é atemporal porque ele é reapresentado de acordo com a necessidade. Eu digo que, com ele, é possível fazer peças que podem variar de R$ 1 a R$ 10 mil e muito mais. Depende da criatividade e da vontade de cada pessoa", pontuou.

Os interessados em participar dos próximos encontros não precisam se inscrever, basta comparecer ao local.

O encontro do dia 18/07 terá como convidado o mestre Ulysses dos Santos, que também é compositor. Já no dia 25, a mestra Damiana do Pandeiro, e mestre de samba.

Imagem ilustrativa da imagem Roda de Fuxicaria leva arte e cultura para Itapuã
Foto: Uendel Galter/Ag. A Tarde

De geração pra geração

A diretora do Colégio, Jeruza Araújo também marcou presença para interagir com a ação junto com seus alunos. "Quando eu recebi o convite lá na escola eu fiquei muito feliz e logo me interessei porque eu gosto muito de artesanato, de folclore. Trouxe 20 alunos para eles conhecerem a cultura do fuxico, já que os jovens da atualidade não gostam muito de artesanato”, destacou a professora.

“Minha avó faz tricô e vejo como é algo bonito. Já sei um pouco, mas quando eu soube desse encontro, fiz questão de vir pra aprender mais”, disse Alice Rodrigues, 14 anos, natural do Rio Grande do Sul, que está morando há um ano em Salvador.

Imagem ilustrativa da imagem Roda de Fuxicaria leva arte e cultura para Itapuã
Foto: Uendel Galter/Ag. A Tarde

exclamção leia também