Em meio ao verão de Salvador e as praias cada vez mais lotadas, é necessário ligar o alerta para um tema bem importante: o risco de afogamento.
De acordo com dados da Salvamar, somente em 2024 foram registradas 641 ocorrências entre as praias de Jardim da Alah até Ipitanga. O número é alto, no entanto, houve uma grande redução comparado a 2023, quando 1047 casos foram registrados.
Leia também: Lá vêm eles de novo! Sombreiros tomam conta do Porto da Barra uma semana após bafafá
Banhistas 'largam o doce' sobre as mudanças no Porto da Barra
O cuidado e prevenção devem ser ainda maior quando se trata de crianças. Por isso, a prática e o incentivo à natação trazem diversos benefícios para a saúde, além de diminuir os riscos de tragédias.
Em entrevista ao Portal Massa! o salva vidas e coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, destacou pontos importantes sobre prevenção e orientação para os pais e responsáveis que vão curtir o mar com crianças.
“A sociedade de pediatria recomenda que os bebês a partir de seis meses iniciem a vivência com a natação. No início é uma vivência para que ele se acostume com o ambiente líquido e é muito importante que os próximos passos sejam dados”, destacou.
Todo cuidado é pouco
A orientação principal é que os pais ou responsáveis não percam os pequenos de vista, mesmo que eles saibam nada.
“A Salvamar solicita que os pais ou responsáveis nunca percam o contato visual com os menores. Fique sempre a distância de um braço, evite beber quando estiver com suas crianças na praia, para não ficar desatento. Somente no ano passado foram 59 crianças perdidas, todas na praia de Piatã”, afirmou.
Como pedir ajuda
Caso seja necessário o suporte de alguns dos agentes, Kailiani detalha como pode ser feito o chamado.
“A Salvamar atende através do número 3202-4970. Esse número é direcionado para o setor do plantão, e o plantonista do dia consegue disparar uma equipe de resposta rápida para qualquer local que haja necessidade”, explicou.
Benefícios da natação como esporte
Além de diminuir o risco de afogamentos, a criança que pratica natação pode desenvolver outras habilidades que ajudam no desenvolvimento mais rápido.
O personal trainer Davi Souza, revelou em entrevista ao Massa! como a prática do esporte pode fortalecer alguns órgãos do corpo humano. “Melhora nas valências motoras, deixa o coração e pulmão muito mais forte, fortalece toda musculatura dos membros superiores e inferiores, dentre outros inúmeros benefícios”, iniciou.
“Natação é um esporte que trabalha todo o corpo, além de ajudar no desenvolvimento e crescimento da criança, promove mais aptidão física, interação com outras crianças com atividades lúdicas onde ela poderá socializar e se sentir mais segura por todo o contato com a água”, completou.
Alerta e recomendação
Apesar dos inúmeros benefícios comprovados para a saúde, Davi ressalta a importância de uma avaliação médica antes de a criança começar a praticar a modalidade.
“Assim como qualquer outra atividade, qualquer criança pode fazer natação, entretanto, por ter contato com água e cloro, é aconselhável um exame dermatológico, e também exames como eletrocardiograma e teste de esforço, dependendo da idade da criança”, afirmou o personal.