
A forte chuva que chegou daquele jeito na cidade de Salvador (BA), nesta terça-feira (20), deixou vários bairros repletos de problemas. Nesse momento, a região mais afetada corresponde ao Subúrbio/Ilhas. No que diz respeito à ocorrência de maior incidência na localidade, a de imóvel alagado apareceu em 27 oportunidades.
Em segundo lugar, a ameaça de desabamento ‘pintou’ no cenário da capital baiana com nove registros. Deslizamento de terra, ameaça de deslizamento e alagamento de imóvel figuram em seguida, com sete, cinco e dois registros, respectivamente.
O Portal MASSA! conversou com o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, para saber qual medida especial foi empregada no Subúrbio Ferroviário. Ele mencionou que o protocolo faz parte do Plano Municipal de Redução de Riscos.
Leia mais
Feira de Santana: fortes chuvas causam estragos em diversos bairros
Chuva em Salvador: cacau deixa cidade atribulada com ocorrências
Largo da Calçada vira 'oceano' após fortes chuvas; Codesal faz alerta
Adotamos o critério do risco em todas as áreas da cidade
“Adotamos o critério do risco em todas as áreas da cidade. Os nossos engenheiros, arquitetos e geólogos realizaram hoje uma série de vistorias, justamente naquelas [regiões] que foram apontadas como as mais gravosas. Nós temos aqui o Plano Preventivo e Defesa Civil. Sempre que há o incremento de chuvas nas localidades, as nossas equipes vão ao campo, realizam as vistorias para observar se houve mudança de cenários”, mencionou, em contato com a reportagem.
Ainda conforme Macedo, as soluções para esta terça-feira foram exitosas.