
Franquias do McDonald’s foram autuadas, nesta quinta-feira (3), por descumprimento de norma que exige que informações sobre riscos à saúde sejam incluídas na publicidade de determinados produtos. O "alerta sanitário" deve ser apresentado em alimentos com quantidades elevadas de açúcar, gordura saturada, gordura trans e sódio, por exemplo.
Leia mais:
Homem entra em 'laranjada' após pegar carro emprestado com amigo
Em Dias d'Ávila, Emergência Pediátrica e CAPS não têm especialistas
Quatro pessoas morrem após carro cair em rio no interior da BA
Na denúncia, feita à Vigilância Sanitária do Distrito Federal (Visa-DF), o Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) destaca algumas práticas da rede de fast food para aumentar o consumo de seus produtos, impulsionando assim suas vendas. Uma dessas estratégias de promoção comercial é a distribuição de cupons de desconto por meio de plataforma de e-commerce e aplicativos de dispositivos móveis.
“Infelizmente, esse é mais um exemplo de uma grande marca lucrando às custas dos direitos e, nesse caso, até da saúde de pessoas consumidoras. Ao não informar sobre os perigos do consumo excessivo de nutrientes críticos, o Mc Donald’ s falha na transparência com o público consumidor”, afirma Ana Maria Maya, especialista do programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec.
No total, sete restaurantes da rede, em Brasília (DF), foram autuados. Três na Asa Norte e quatro na Asa Sul.