
A advogada Poliane França Gomes, conhecida como “Rainha do Sul”, foi oficialmente denunciada pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), na terça-feira (20), por seu envolvimento com a facção Bonde do Maluco. Ela é acusada de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e de servir como um 'pombo-correio' dos líderes da facção.
A denúncia foi apresentada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). Segundo o MPBA, a advogada exercia papel estratégico dentro da facção, funcionando como elo entre o chefe do grupo, que está preso, e os demais integrantes que atuavam em liberdade.

De acordo com a investigação, ela usava a condição profissional de advogada para transmitir ordens, ameaças e orientações dos cabeças caras da organização. Além disso, intermediava cobranças financeiras e auxiliava na administração do dinheiro oriundo do tráfico de drogas.
Leia Também:
Segundo a denúncia, o grupo utilizava aplicativos de mensagens para coordenar as ações criminosas, arrecadar valores periódicos conhecidos como “caixinha” e controlar o fluxo financeiro da facção. Ainda conforme o MP, a advogada teria usado laranjas para lavar dinheiro e investir recursos ilícitos em joias de alto valor, que foram apreendidas durante a investigação.
