26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Entre na onda! - 19/07/2024, 12:02 - Da Redação

Quer parar de fumar? Se liga no guia com orientações lançado pela OMS

Esse é o primeiro conjunto de diretrizes contra o tabagismo da Organização

Iniciativa quer impactar mais de 750 milhões de usuários de tabaco
Iniciativa quer impactar mais de 750 milhões de usuários de tabaco |  Foto: Reprodução / Pexels

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um guia inovador com diretrizes para ajudar mais de 750 milhões de usuários de tabaco que desejam parar de fumar. Esta iniciativa busca preencher uma lacuna crítica, já que aproximadamente 70% desse público atualmente não tem acesso a serviços eficazes para abandonar o vício.

Leia mais:

Caos no metrô: mototaxistas lucram 'a rodo' com fluxo de passageiros

Bancos ficam barriados após apagão cibernético; usuários pegam ar

O novo guia da OMS apresenta um conjunto abrangente de intervenções que inclui suporte comportamental oferecido por profissionais de saúde, intervenções digitais e tratamentos farmacológicos. Segundo a entidade, a combinação de tratamento farmacológico com intervenções comportamentais pode aumentar significativamente as taxas de sucesso no abandono do uso do tabaco.

Confira algumas das recomendações da OMS:

No que se refere ao suporte comportamental, a orientação parte do princípio de que esse é serviço que deve ser ofertado a todas as pessoas que consomem tabaco, seja em grupo, individual ou até mesmo por telefone. Ainda de acordo com a Organização, os profissionais de ambientes clínicos e comunitários devem oferecer esse suporte de forma breve, entre 30 segundos a três minutos por consulta, a todos os usuários.

Já sobre as intervenções digitais,a OMS sugere que o usuário de tabaco seja um destinatário de mensagens de texto e outras tecnologias que possam ser endereçadas, por meio de programação, a esse público que está interessado em parar de fumar, de modo a ajudá-los neste processo que exige autocontrole.

Não menos importante, a OMS sugere que os tratamentos farmacológicos podem ser feitos com vareniclina, bupropiona, citisina e terapia de reposição de nicotina (TRN), como goma de mascar, adesivos de nicotina. É importante destacar que, no Brasil, No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito e completo para largar o vício.

exclamção leia também