
Com o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 marcado para este domingo (9), e o segundo dia no dia 16 de novembro, a Prefeitura de Salvador e o Sistema Metroviário montaram um esquema especial de transporte para garantir o deslocamento dos candidatos.
Leia Também:
As principais ações envolvem a gratuidade no metrô e o reforço nas linhas de ônibus.
Metrô com gratuidade para candidatos
O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas oferecerá gratuidade no embarque para os inscritos no Enem.
➡️ Como ter o benefício: Para utilizar o metrô sem custo, os candidatos devem apresentar o comprovante de inscrição do Enem e um documento oficial com foto nas catracas exclusivas das estações.
➡️ Fluxo: A estimativa é de que o maior fluxo de passageiros ocorra nas duas horas que antecedem a abertura dos portões e nas duas horas seguintes ao encerramento das provas.
➡️Acolhimento: Servidores da SEC (Secretaria de Educação do Estado) envolvidos na ação “Educação no Metrô” também terão direito ao benefício. A campanha de acolhimento e incentivo aos participantes terá pontos nas estações Lapa, Rodoviária, Acesso Norte e Pirajá, oferecendo materiais de apoio como ventarolas, squeezes, canetas e água.
Reforço na frota de ônibus
A Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) reforçou a operação do transporte público para atender as principais regiões da cidade.
➡️ Aumento da Frota: Entre 10h e 18h, o sistema de transporte coletivo contará com o reforço de 143 veículos extras.
➡️ Distribuição: Os ônibus adicionais serão distribuídos em 92 linhas e em 21 terminais de grande movimento, como Acesso Norte, Pirajá, Mussurunga e Águas Claras, facilitando o acesso aos locais de prova.
➡️ Monitoramento: Equipes de fiscalização da Semob estarão nas ruas monitorando o fluxo de ônibus e de usuários para garantir a fluidez do transporte e minimizar impactos no trânsito.
