26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

coitadinhos - 01/09/2024, 13:32 - Da Redação

Que situação! Forte seca faz botos encalharem no Rio Araguaia

Pelo menos dois dos animais aquáticos ficaram presos em Luiz Alves

Botos são considerados uma das espécies mais antigas de golfinhos
Botos são considerados uma das espécies mais antigas de golfinhos |  Foto: Ilustrativa/Reprodução/iStock

Pelo menos dois botos ficaram encalhados em um lago do Rio Araguaia, em Luiz Alves, em Goiás, devido à forte seca que afeta a região. Imagens feitas por um morador mostram os botos lutando para se moverem na água, mas sem sucesso. A situação foi confirmada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semad) na última sexta-feira (30).

A Semad, junto com um biólogo, uma pesquisadora e um médico veterinário da organização não governamental World Wide Fund for Nature (WWF), foram ao local para investigar o problema. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também entrou na operação.

Leia mais:
Poluição no Rio Sena adia competições do triatlo paralímpico
Expofeira está de volta! Evento reúne bichos, máquinas e tradição
Seca mata mais de 150 botos na Amazônia, diz pesquisa

Os especialistas monitoraram a água para entender se o aumento da temperatura poderia ter levado os botos a se deslocarem para o leito do Araguaia. No entanto, a temperatura da água estava dentro do esperado.

Neste sábado (31), a Semad informou que, ao chegar ao lago, encontrou os dois botos fora d'água. Acredita-se que os animais tenham conseguido sair durante a noite, possivelmente com a elevação do nível do manancial.

Os botos de água doce, como o boto-cor-de-rosa, são considerados mamíferos aquáticos primitivos, uma das espécies mais antigas de golfinhos.

exclamção leia também