
Na última quarta-feira (26), os Correios deram mais um passo significativo em direção ao futuro da logística no Brasil, realizando a primeira entrega aérea com o uso de drones no país.
O destinatário dessa entrega simbólica foi o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que recebeu uma placa comemorativa em homenagem ao aniversário da cidade, que será celebrado em 29 de março. A entrega aconteceu durante o segundo dia da Smart City Expo Curitiba, o maior evento de cidades inteligentes das Américas.
Leia Também:
O projeto, que visa a criação de "aerovias" de entregas por drone, é uma parceria entre os Correios, a Atech (empresa da Embraer especializada em sistemas de controle de voo) e a Prefeitura de Curitiba. O objetivo é desenvolver e testar um sistema de controle aéreo para entregas realizadas em ambientes urbanos, com segurança e eficiência. Além disso, a iniciativa envolve também a Speedbird Aero, fabricante dos drones, que fornecerá a plataforma necessária para o transporte das encomendas.
O drone utilizado na entrega, fabricado pela Speedbird Aero, foi projetado com tecnologia 100% nacional e tem capacidade para transportar até 35 quilos. O voo foi realizado pela Atech, que escolheu Curitiba para realizar os testes práticos do software de controle aéreo, com foco em garantir a segurança dos voos urbanos, mesmo sobre áreas com a presença de pessoas. A entrega seguiu todas as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e foi feita com o uso do sistema BVLOS (Beyond Visual Line of Sight), no qual o piloto não tem contato visual direto com o drone durante o voo.
A entrega foi finalizada com um pouso preciso na área externa do estádio, onde está sendo realizada a exposição "Tomorrow Mobility", que debate soluções inovadoras para a mobilidade do futuro. Dois carteiros dos Correios participaram do evento, sendo responsáveis pela decolagem e pelo pouso do drone.