Quem estava sentindo falta do Twitter (X) já tem motivo para deixar a saudade de lado e comemorar. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou, nesta terça-feira (8), o desbloqueio oficial da rede social no Brasil. Agora, os passos seguintes devem ser estabelecidos nas próximas horas.
Leia mais:
Urgente! Alexandre de Moraes determina desbloqueio do X no Brasil
YouTuber Monark é condenado a mais de 1 ano por ofender Flávio Dino
Suspensa desde o fim de agosto, a plataforma retornará ao Brasil após corresponder às determinações do STF. Para ser liberado, o X teve que pagar uma multa de R$ 28,6 milhões, além de indicar Rachel Villa Nova Conceição como representante legal no Brasil e bloquear nove perfis investigados pela Justiça.
A partir do desbloqueio, o primeiro passo para a volta da rede social deve ser o acionamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pelo Judiciário, que deve ordenar o repasse da ordem para as operadoras de Internet.
Em determinação, Moraes deu o prazo de 24 horas para a Anatel repassar o ofício que exige a liberação do Twitter para as operadoras de Internet no Brasil.
Apesar da decisão, não é possível anunciar uma data de retorno do X. Tendo em vista que existem mais de 20 mil empresas do setor no país. Conforme o Ministério das Comunicações, é provável que o desbloqueio ocorra de forma gradual, atingindo diferentes regiões lentamente.