
Moradores do Bairro da Paz, em Salvador, passarão a contar, a partir desta quarta-feira (7), com o Projeto Gen-T do Brasil, que oferecerá exames gratuitos e mapeamento genético. A ação acontecerá de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, no Programa Avançar, localizado na Rua Nossa Senhora da Paz, nº 15.
Leia Também:
A ideia é mapear o DNA de 200 mil voluntários e, a partir dessas coletas, criar o maior banco genético da América Latina. Quem conta mais sobre a proposta é Afrânio Evangelista, pesquisador do SENAI CIMATEC.
"Muitas das informações genéticas que nós temos da população, do ser humano, ela é advinda de bancos de dados de informações genéticas que são europeus ou norte-americanos. Então, hoje, por exemplo, nós não temos nenhum banco de dados que reflita a nossa característica genética do brasileiro. A criação desse banco de dados vai ajudar pesquisadores e empresas no desenvolvimento de uma medicina mais eficaz na produção de novos medicamentos e novas formas de diagnósticos", contou.
Ainda na entrevista ao MASSA!, ele detalhou outros benefícios que esse banco de dados proporcionará à sociedade. "A gente vai poder, por exemplo, conhecer mais a nossa população com relação à predisposição à doença e trabalhar junto com o serviço de saúde para atuar naquele tipo de enfermidade. O objetivo principal é ter um banco de dados que reflita as características do povo brasileiro para que a gente possa ter uma medicina de precisão".
Outros pontos de coleta
Além do Bairro da Paz, o serviço de coleta também estará disponível em outros dois pontos de Salvador. São eles: No Hospital Santa Izabel, em Nazaré, dias de segunda e terça, e no Senai Cimatec, em Piatã, de segunda a sexta. Em todos os casos, antes de se dirigir ao local é necessário realizar o agendamento por meio do site.
“Queremos conseguir recrutar 200 mil brasileiros para compor esse banco. Somente aqui em Salvador, inicialmente, nós estamos com a meta de fazer o recrutamento em cinco mil pessoas”, completou Afrânio Evangelista.