
Considerado um marco histórico para a Bahia, a Ferrovia Salvador-Feira de Santana irá unir as duas maiores cidades do Estado por meio de um transporte moderno, rápido e sustentável. Na manhã desta quinta-feira (4), sócios-diretores da empresa Trem Inter Cidades (TIC) Bahia, o empresário Osvaldo Ottan e o engenheiro civil Danilo Ferreira, apresentaram, na Câmara Municipal de Feira de Santana (CMFS), o projeto privado de construção da ferrovia.
Orçado em cerca de R$ 8 bilhões, o projeto, já aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), segue no aguardo de autorização do Ministério dos Transportes.
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Após o processo de autorização, a previsão, conforme Ottan, para entrega da obra é de oito anos. “Estamos inserindo Salvador-Feira numa questão estrutural maior. E a solução já está estudada e planejada pela nossa empresa. Fizemos questão de explicar a proposta aos vereadores da cidade, porque pode surgir a necessidade de tratar sobre ela em Brasília”, explicou o diretor, reforçando a importância do apoio do poder legislativo municipal para o andamento da intervenção.
De acordo com Danilo Ferreira, a instalação da ferrovia terá um impacto significativo na cidade para os próximos 100 anos. “É muito importante entender o tamanho de Feira de Santana neste contexto. Assim como o que a gente está desenvolvendo nesta estrutura nova, baseada em novos caminhos e traçados mais curtos, aproveitando o tracejado da Bahia. Seria possível ir para Recife, Caruaru e Salgueiro, todos estes destinos a partir do Trem Feira-Salvador”, destacou Ferreira.
O presidente da CMFS, vereador Marcos Lima (União Brasil), ratificou a importância da instalação do novo modal na cidade, colocando a Casa à disposição para discussões e apoio necessários. “Parabenizamos os senhores pela explanação e pela ideia. Com certeza, no que depender desta Casa, terá sim todo o apoio. O Legislativo está aberto a ouvir e apoiar todas as iniciativas que visem o desenvolvimento do nosso município”, enfatizou Lima.
Presente na apresentação, o vereador Silvio Dias (PT) reforçou a importância de ampliar e fortalecer as discussões para tornar realidade a ferrovia intermunicipal. “Essa apresentação foi fundamental primeiro para conhecermos detalhes desse projeto tão importante para a nossa cidade e todo o estado e segundo para debatermos os impactos na mobilidade, no desenvolvimento econômico e na integração entre municípios. Toda a Casa está comprometida em acompanhar de perto essa iniciativa, que promete transformar a forma como nos deslocamos e gerar novas oportunidades para toda a região”, afirmou.
O projeto
Com 98 km de extensão, o trem terá capacidade para transportar, por dia, 85 mil passageiros, encurtando o tempo de viagem de 1h40 para 35 minutos, atingindo uma velocidade de até 160 km/h. Deve gerar mais de 10 mil empregos diretos e 50 mil indiretos. Os usuários devem pagar R$ 45 na passagem, conforme estimado por Ottan.
Conforme o projeto, serão instaladas nove estações, sendo a primeira na nova Rodoviária de Salvador, no bairro de Águas Claras. Com a denominação Terminal Rodoferroviário de Salvador, os trens irão acessar uma plataforma subterrânea para embarque e desembarque de passageiros.
O modal prevê a integração com a Região Metropolitana de Salvador (RMS), passando pelos municípios de Simões Filho, Candeias, São Sebastião do Passé e Conceição do Jacuípe. Já em Feira de Santana, a ferrovia contará com duas estações: na Avenida Nóide Cerqueira/Parque de Exposições, e na Avenida Presidente Dutra.