
A Bahia está entre os estados que receberá a primeira edição do Programa Rouanet da Juventude, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o SESI BA. A iniciativa, destinada a jovens em situação de vulnerabilidade social, tem como propósito promover a inclusão produtiva no setor cultural.
Leia Também:
Em entrevista ao MASSA!, a gerente de cultura do SESI, Joana Fialho, apresentou mais detalhes da proposta que atenderá um público com idade entre 15 e 29 anos. "O Ministério autorizou o incentivo fiscal de 6 milhões para a realização desse edital, que tem como foco o incentivo à realização de projetos culturais nas regiões brasileiras do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Esses projetos serão atividades formativas com o objetivo de democratizar o investimento na cultura, ampliar as assinaturas informativas, e, também, promover assinaturas culturais em todo o território", destacou.
Ao todo, serão ofertados cerca de 30 projetos nas áreas de artes cênicas, humanidades, música, artes visuais, museus, memória, audiovisual e patrimônio cultural. Ainda segundo Joama, todos esses cursos terão como foco ações de empreendedorismo, educação, capacitação e treinamento.
As inscrições para o edital do Programa Rouanet da Juventude podem ser feitas até 30 de abril, através do Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (SALIC). "Para participar do edital precisa ser CNPJ, mas não há necessidade de ter experiência em realização de editais. É uma grande oportunidade. É só realizar o projeto e inscrever para concorrer. Uma comissão criada pelo MinC ficará responsável pela seleção das propostas".
Já o SESI ficará encarregado por capacitar os agentes culturais."Teremos capacitações presenciais aqui em Salvador, nos dias 15 e 16, que serão transmitidos ao vivo para as unidades do SESI de Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro e Vitória da Conquista", completou Joana.