
A Bahia será contemplada com um reforço significativo na atenção primária à saúde, com a chegada de sete novos médicos formados no exterior, que estão finalizando o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv). Esses profissionais começarão a atuar em cinco municípios baianos, a partir de abril, ampliando o alcance do programa Mais Médicos, especialmente nas áreas de maior vulnerabilidade.
Leia Também:
Atualmente, a Bahia conta com 2.446 vagas no programa Mais Médicos, das quais 2.143 estão ocupadas e 15 em processo de ocupação. Os médicos do programa atendem em 388 municípios do estado, beneficiando cerca de 5,3 milhões de pessoas. Além disso, 907 desses profissionais estão fixados em municípios com alta vulnerabilidade, e outros 426 em áreas de extrema vulnerabilidade.
Novo edital para contratação de médicos
Além dessa ampliação, a Bahia também foi incluída no primeiro edital de 2025 do Mais Médicos, lançado em março pelo Ministério da Saúde. O edital prevê a contratação de 2.279 profissionais para todo o Brasil, sendo 218 destinados ao estado baiano. Esses médicos irão atuar nas equipes de Saúde da Família, garantindo atendimento de qualidade à população, além de encaminhamentos adequados para especialistas quando necessário.
Os gestores municipais que desejarem aderir ao programa têm até 24 de março para se inscrever no sistema e-Gestor. O resultado da seleção será divulgado em 8 de abril. Em toda a Bahia, 147 municípios receberão contratações imediatas, e outros 250 serão incluídos em cadastro reserva.
Aumento na quantidade de profissionais
Com esse reforço, o número de médicos do Mais Médicos no país dobrou em relação a 2022, passando de 13,1 mil para 26 mil profissionais. A iniciativa agora beneficia mais de 66 milhões de brasileiros, aumentando o acesso à saúde de qualidade, especialmente em áreas de difícil acesso.