
O Exame Nacional do Ensino Médio acontece neste domingo (9), nas escolas de todo o país. Na Bahia, 428 mil estudantes se inscreveram para a prova. O exame, que também será aplicado dia 16 de novembro, é um dos passos mais importantes para quem está em busca de uma vaga no ensino superior.
Leia Também:
Uma das etapas mais aguardada e temidas é a redação, que exige dos candidatos domínio da escrita, repertório sociocultural e capacidade de argumentação. Para Bruna Guimarães, professora de redação dos Colégios Anchieta e São Paulo, em Salvador, as principais dicas para um bom texto são “a pertinência dos repertórios socioculturais acionados, tornando-os produtivos e o domínio de uma argumentação em que a defesa do ponto de vista fique clara e forte”, destaca.

Outra questão que costuma gerar ansiedade entre os candidatos é o tema da redação, sempre mantido em sigilo até o momento da prova. Segundo Bruna, as apostas deste ano giram em torno do universo infantojuvenil — a exemplo de bullying ou do uso exacerbado de telas —, direitos trabalhistas, escala 6x1 e toda a discussão em torno da previdência; além da ação antrópica na natureza, devido à COP 30.
“É preciso ter cautela com a elaboração do plano de texto, com a escolha vocabular, com a escolha do repertório e com a tão discutida proposta de intervenção”, afirma.
A redação do Enem vale até 1.000 pontos e é avaliada com base em cinco competências, cada uma com pontuação máxima de 200 pontos. A nota final é a soma das pontuações obtidas em cada uma dessas competências, que são avaliadas por dois corretores, inicialmente. A avaliação detalha o domínio da norma culta da língua portuguesa, a compreensão e aplicação de conceitos ao tema, a capacidade de argumentação, a coesão e coerência e a elaboração de proposta de intervenção, como sinalizado pela professora Bruna.

O Enem será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, com abertura dos portões às 12h e início das provas às 13h30. No primeiro dia, os participantes farão as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação.
