O Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), é um dos órgãos participantes do Mutirão Renegocia!, iniciativa Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), para regularizar dívidas dos consumidores.
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Os baianos podem buscar orientações e realizar a renegociação de dívidas através do portal consumidor.gov.br, usando login e senha do “gov.br”, nas categorias prata e ouro, e preencher a solicitação. O serviço segue até o dia 11 de agosto, em todo o país. Podem ser renegociados débitos financeiros de cartões de créditos, empréstimo consignado e outras modalidades, além de contas de água (Embasa) e energia (Coelba).
"O mutirão é uma oportunidade de o consumidor sair da inadimplência e trazer melhorias para a sua vida financeira", explica a diretora de Atendimento e Orientação ao Consumidor do Procon-BA, Adriana Menezes. Ela reforça que o consumidor pode participar da ação pela internet. "O consumidor pode aderir ao programa sem sair de casa, através do consumidor.gov.br ele pode solicitar o atendimento sem filas. No portal, estão disponíveis todas as informações e modos de renegociação dos débitos", explicou Menezes.
Segundo o Procon, entre janeiro e julho deste ano, foram registrados 3.342 atendimentos para renegociação de dívidas na Bahia. São resultados de mutirões realizados, segundo Procon, com o objetivo de oferecer atendimento para que consumidores possam negociar os débitos com facilidade e em diferentes áreas de endividamento.