
A prefeitura de Ribeira do Pombal, cidade no interior da Bahia, decretou a proibição temporária da venda e do consumo de bebidas alcoólicas destiladas depois que sete moradores foram hospitalizados por intoxicação acidental por metanol. A medida foi publicada nesta quarta-feira (31), no site oficial da gestão municipal, após a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) confirmar os casos.
Leia Também:
A medida vale até a sexta-feira (5) e será fiscalizada pela Vigilância Sanitária Municipal com apoio da Guarda Civil. O decreto n.º 081/2025, que já tratava do enfrentamento sanitário, foi atualizado para ampliar as restrições. Agora, além da venda e consumo, fica proibido o fornecimento, distribuição e qualquer tipo de promoção de bebidas destiladas no município — incluindo bares, restaurantes, eventos públicos ou privados, e até o comércio ambulante. Quem descumprir a norma pode ter produtos apreendidos ou sofrer outras sanções legais.
"A Prefeitura reforça que a medida tem caráter excepcional e temporário, fundamentada no princípio da precaução e na proteção integral da saúde da população, e poderá ser revista conforme avaliação técnica da Secretaria Municipal de Saúde", destacou a gestão.
O Ministério da Saúde também acompanha o caso. O órgão reforçou o estoque de antídotos para intoxicação por metanol, enviando 100 unidades de fomepizol para a Bahia. Atualmente, a rede estadual conta com 318 ampolas de etanol e 206 de fomepizol, usados para neutralizar os efeitos tóxicos da substância.
Casos no radar
Na tarde de terça-feira (30), a Sesab confirmou que duas pessoas em estado mais grave foram transferidas para o Instituto Couto Maia, em Salvador, especializado em doenças infectocontagiosas. O antídoto específico já está disponível para uso, caso seja necessário.
As circunstâncias das intoxicações estão sendo investigadas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-BA), Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox-BA), vigilâncias sanitárias estadual e municipal, Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Segundo as autoridades, o caso é tratado como denúncia de contaminação, e um inquérito foi instaurado para apurar responsabilidades.
As vítimas apresentaram sintomas como vômitos, náuseas, tontura, sensação de desmaio, falta de ar e visão turva. Com a confirmação do metanol nas bebidas, a Sesab alerta que a população redobre a atenção na compra e consumo de destilados, verificando procedência, integridade das embalagens e selos de segurança, além de preferir estabelecimentos confiáveis, principalmente neste período de festas.
