
Um incêndio em um poste de energia, registrado na tarde desta segunda-feira (15), causou transtornos na Rua Marechal Deodoro, no Centro de Feira de Santana. As chamas se espalharam pela fiação elétrica e atingiram dois carros que estavam estacionados no local. Os dois veículos tiveram perda total.
Leia Também:
Segundo testemunhas, o fogo começou por volta das 13h30, na fiação do poste. As chamas desceram pelos cabos e alcançaram um dos automóveis, que foi rapidamente tomado pelo fogo. Pouco depois, um segundo carro, estacionado ao lado, também acabou sendo atingido. O Corpo de Bombeiros foi acionado e chegou ao local por volta das 14h20, conseguindo controlar o incêndio.
O dono de um dos veículos, Alisson Souza, que trabalha como consultor de vendas em uma loja da rua, contou que costuma estacionar o carro diariamente no local desde as primeiras horas da manhã. Ele relatou que o seguro do veículo estava vencido e apontou a grande quantidade de cabos e possíveis ligações irregulares como fatores que podem ter contribuído para o incêndio.
Por causa do ocorrido, diversas lojas da Rua Marechal Deodoro precisaram interromper o funcionamento. De acordo com o comerciante Vanderlito Ferreira, mais de 20 estabelecimentos fecharam as portas nesta segunda. Além dos danos aos veículos, a fiação de internet foi afetada e o trecho ficou temporariamente sem energia elétrica.

Coelba se manifestou
Em nota, a Neoenergia Coelba informou que o incêndio foi provocado por caixas e fios de operadoras de telefonia e internet irregulares, conhecidas como “gatonet”, que acabaram atingindo a rede elétrica. A distribuidora explicou que o fornecimento de energia precisou ser suspenso para garantir a segurança da população.
A empresa informou ainda que equipes seguem trabalhando no local para realizar os reparos necessários e que os provedores que atuam na Rua Marechal Deodoro serão notificados para regularizar a situação dos cabos. Segundo a Neoenergia Coelba, conforme resolução conjunta da Anatel, Aneel e ANP, a manutenção dos cabos de telefonia e internet é de responsabilidade das operadoras.
A distribuidora destacou também que mantém a Operação Gatonet, voltada para o combate a ligações irregulares, e que somente em 2025 já foram removidas 72 toneladas de cabos e 1.614 caixas clandestinas em Feira de Santana.
