
Na terra de tanta festa ligada à religião, Exu também ganhará a sua saudação. Agora, de maneira oficial, a Prefeitura de Salvador sancionou a Lei nº 9.892/2025, que institui oficialmente a Festa de Olojá - Senhor do Mercado no calendário da cidade. A oficialização aconteceu na última quinta-feira (11).
Leia Também:
Os festejos já acontecem no mês de março, no primeiro final de semana do mês, na Feira de São Joaquim. Orixá dos caminhos abertos, da comunicação e do comércio, Exu é o homenageado da celebração.
O local escolhido para festejar Exu dialoga com as características do orixá, já que a feira carrega a tradição das vendas, de uma boa comunicação, das encruzilhadas e da fartura. Além de toda ancestralidade que o lugar carrega.
“A Festa de Olojá é uma expressão viva da nossa cultura, da força do povo feirante e da presença de Exu como senhor dos mercados, dos caminhos e das trocas. Ao incluí-la no calendário oficial, Salvador valoriza sua identidade afro-baiana, fortalece a cultura popular e promove respeito às religiões de matriz africana”, declarou o vereador João Cláudio Bacelar (Podemos), autor do projeto.
