24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Tá chegando a hora - 21/07/2026, 19:20

Ponte Salvador-Itaparica ganha reforço e obras avançam na Bahia

Balsa que dará suporte às obras está sendo equipada em estaleiro de Simões Filho

Equipamentos estão sendo montados no Estaleiro Belov, em Simões Filho
Equipamentos estão sendo montados no Estaleiro Belov, em Simões Filho |  Foto: Divulgação

A construção da Ponte Salvador-Itaparica ganhou mais um capítulo importante. Os equipamentos que vão dar suporte às primeiras etapas da obra já estão sendo montados no Estaleiro Belov, em Simões Filho, onde uma balsa começa a ser preparada para atuar na Baía de Todos-os-Santos.

Nesta terça-feira (21), o secretário da Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador-Itaparica (SVPonte), Mateus Dias, visitou o estaleiro para acompanhar de perto o andamento dos trabalhos na balsa Jaguaribe, que será utilizada na construção da Plataforma Linear Provisória (PLP), estrutura considerada essencial para o início das obras sobre o mar.

Balsa terá guindastes e equipamentos de grande porte

A embarcação está sendo equipada com um guindaste de 100 toneladas, que ficará responsável pelo transporte das camisas metálicas e de outras estruturas necessárias à obra. Outro equipamento, com capacidade para 320 toneladas, será usado para posicionar as estacas que serão cravadas no fundo do mar.

A balsa também receberá martelos vibratórios, utilizados no encaixe inicial das estruturas metálicas, além de um martelo de cravação, responsável por fixar definitivamente as estacas.

Leia Também:

Segundo Mateus Dias, o cronograma está sendo cumprido e a expectativa é de que a Jaguaribe comece a operar em breve na Baía de Todos-os-Santos.

"É muito positivo verificar que o cronograma está sendo cumprido e que essa balsa deverá iniciar sua atuação em breve na Baía de Todos-os-Santos", afirmou o secretário.

Equipamentos estão sendo montados no Estaleiro Belov, em Simões Filho
Equipamentos estão sendo montados no Estaleiro Belov, em Simões Filho | Foto: Divulgação

Empresas baianas participam da montagem

Além do avanço na preparação dos equipamentos, o Governo da Bahia destacou a participação de empresas locais na execução desta etapa da obra. De acordo com a SVPonte, cinco empresas baianas foram contratadas para atuar na montagem dos equipamentos da embarcação.

exclamção leia também