A primeira mulher paraquedista foi formada pela Polícia Militar da Bahia (PM-BA) em cerca de 198 anos de corporação. A informação foi divulgada, nesta terça-feira (14), pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Pertencente ao Grupamento Aéreo (Graer) da corporação, a major Maíra Galindo foi certificada em dezembro de 2022.
De modo geral, ela ganhou notoriedade como primeira pilota da unidade especializada da corporação. Dentro da nova função, Maíra concluiu o Curso de Operações Paraquedista (COPQD). Referente a este curso, o policial militar fica habilitado a fazer saltos livres, com técnicas de paraquedismo, e é realizado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), com o apoio das aeronaves do próprio grupamento.
“Me sinto muito feliz de ser a primeira mulher a concluir um curso tão difícil quanto este. A modalidade não permite que erros sejam cometidos”, afirma a major.
Leia Mais
Motoqueiro cai em alaranjada e enrosca pescoço em fio de poste
“Você não vai para lugar algum", turista dá a ideia após ser assediada
Famílias do MST desocupam fazenda em Macajuba, na Bahia
Um dos primeiros paraquedistas da Polícia Militar da Bahia, o tenente-coronel Anderson Wolney, responsável pelo comando do Graer, analisou a performance da colega de farda.
“É uma honra vê-la acrescentando esta modalidade no currículo. O paraquedismo é uma atividade muito técnica. Não é fácil”, disse o oficial.