
Com as obras do Veículo Leve de Transporte (VLT) de Salvador avançando cada vez mais rápido, o treinamento dos condutores da operação teve início nesta segunda-feira (24). O processo acontece na fábrica da CAF, na cidade de Hortolândia, em São Paulo, onde os profissionais participam de uma imersão com aulas teóricas e práticas que abordam os sistemas, protocolos e tecnologias do novo modal.
Leia Também:
A capacitação, conduzida pelo instrutor Jaime José Moliner Barea, da CAF Geminys, empresa espanhola do Grupo CAF especializada em formação técnica e elaboração de manuais, totaliza 32 horas e contempla conteúdos como características do veículo, localização de equipamentos, descrição de sistemas, condução em condições normais e procedimentos de operação em cenários degradados. Nas atividades práticas, os profissionais terão contato direto com uma unidade do VLT em fase de testes.

Edmundo Valeriano, profissional da CTB com 25 anos de atuação como condutor, destaca o avanço representado pelo novo modal: “Agora é um material totalmente novo e a expectativa é desenvolver bem os trabalhos”. A percepção é também é compartilhada por outros profissionais, como José Carlos, com 36 anos de empresa, que reforça a importância da transição: “É um novo sistema que vamos alcançar. Um novo desafio, considerando o tempo de serviço que já tenho”.
A formação representa mais uma etapa na preparação das equipes para a chegada do primeiro VLT em Salvador, prevista para a primeira semana de dezembro.
