29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Elas à Frente da Pesca - 15/04/2025, 20:06 - Da Redação - Atualizado em 15/04/2025, 20:17

Pescadoras da Gamboa vendem mariscos com apoio de projeto da SPM

Feira especial aconteceu nesta terça (15), no Caminho das Árvores

Iniciativa promove autonomia econômica e visibilidade para mulheres da comunidade
Iniciativa promove autonomia econômica e visibilidade para mulheres da comunidade |  Foto: Mayara Boaventura

Uma feira especial promovida no estacionamento da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM), no Caminho das Árvores, colocou em evidência mulheres da comunidade da Gamboa, em Salvador. Na manhã desta terça-feira (15), elas comercializaram peixes, polvo, camarão e lagosta, como parte das ações do projeto Elas à Frente da Pesca, desenvolvido pela SPM em parceria com a Bahia Pesca.

Leia Também:

O projeto Elas à Frente da Pesca tem fortalecido a atuação de 15 pescadoras artesanais da Gamboa, promovendo autonomia econômica, visibilidade e oportunidades de capacitação. As mulheres, que já atuam na pesca com linha, mergulho e coleta de mariscos, agora estão ampliando seus horizontes também como empreendedoras.

A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, falou sobre o impacto transformador do projeto na vida das mulheres. "O Elas à Frente da Pesca busca garantir geração de renda, fortalecer o papel da mulher nas cadeias produtivas do mar e promover o reconhecimento social da força feminina na pesca artesanal", afirmou.

Denise Veloso foi uma das participantes da feira e integra o projeto. Ela é mergulhadora conhecida na comunidade por sua habilidade na pesca de polvo, lagosta e peixes ornamentais.

"Estou gostando muito. É uma experiência nova. A gente da comunidade fica feliz com essa oportunidade. Muita gente nem imagina que tem uma mulher que vive do mergulho. Quando veem, acham interessante, diferente. Outras mulheres também pescam de linha, vendem os peixes na comunidade, nos restaurantes. Às vezes procuramos compradores fora também", contou Denise.

A comunidade da Gamboa tem forte tradição na pesca artesanal, envolvendo famílias inteiras em atividades que vão da captura ao comércio de pescados. Além de vender para moradores locais e turistas, as pescadoras também fornecem para restaurantes da região.

Imagem ilustrativa da imagem Pescadoras da Gamboa vendem mariscos com apoio de projeto da SPM
Foto: Mayara Boaventura

Este é o caso de Verônica Garcia, pescadora há 20 anos e chefe de família com dois filhos adolescentes. Para ela, a experiência do projeto tem sido transformadora: "Para mim está sendo muito importante porque está me dando conhecimento, me fazendo ampliar a visão. Agora posso pescar e também empreender com meu próprio pescado, ganhando um lucro a mais".

A agente mobilizadora do projeto, Isabel Guedes, acompanha de perto o grupo de mulheres e reforça a importância da ação. "Já realizamos rodas de conversa, feira de saúde com psicóloga, nutricionista, exames oftalmológicos, tudo isso na comunidade da Gamboa. É um trabalho coletivo, feito com carinho e focado no fortalecimento dessas mulheres", disse.

Sobre o projeto
O Elas à Frente da Pesca é uma iniciativa do Governo do Estado, executado pela SPM e a Bahia Pesca.

Com investimento de R$ 600 mil, o projeto beneficia 135 mulheres pescadoras e marisqueiras dos municípios de Salvador, Camamu e Sobradinho, por meio de oficinas, apoio técnico e capacitações voltadas ao empreendedorismo, aos direitos das mulheres e à inclusão socioprodutiva.

O projeto oferece, ainda, oficinas de marketing, empreendedorismo, biojoias e temas transversais como dignidade menstrual, saúde e prevenção à violência doméstica.

exclamção leia também