
Gostar do sexo oposto pode virar motivo de celebração oficial na Bahia. Isso porque um projeto apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) propõe a criação do “Dia do Orgulho Heterossexual”, marcado para 17 de junho.
Leia Também:
A proposta foi protocolada na última terça-feira (25) pelo deputado estadual Diego Castro (PL). No texto, ele afirma que a data teria o objetivo de promover ações educativas e culturais sobre “respeito, dignidade humana e liberdade individual”, além de defender que pessoas heterossexuais também “merecem valorização em igualdade com todas as demais orientações sexuais”.
Afronta ao Orgulho LGBTQI+
O projeto surge como uma resposta "indireta" ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em 28 de junho. No documento, Castro argumenta que, assim como existem datas dedicadas a outras orientações sexuais, pessoas hétero também deveriam ter “o direito de celebrar sua própria identidade”.
Caso a data seja criada, o Poder Executivo poderá apoiar ou promover atividades ligadas ao tema, como:
* palestras
* campanhas informativas
* eventos culturais
* ações de promoção ao respeito mútuo
E agora?
Com o projeto já protocolado, o texto segue para análise das comissões temáticas da Alba. Se passar por essa etapa, será levado ao plenário para votação dos demais deputados estaduais.
