
O Olodum deu voz ao protesto contra a PEC da Blindagem e o Projeto de Lei da Anistia durante a manifestação em Salvador. Símbolo cultural da Bahia, a banda aproveitou o ensaio para se posicionar politicamente e se juntar a milhares de pessoas que ocuparam as ruas neste domingo (21).
Leia Também:
O ato também reuniu grandes nomes na capital baiana, como Daniela Mercury, o ator baiano Wagner Moura e lideranças de movimentos sociais e estudantis.
Em tom firme, a diretoria do Olodum divulgou seu repúdio às propostas:
“Querem que a sociedade brasileira esqueça a barbárie do dia 8 de janeiro e anistie aos que patrocinaram e executaram a tentativa de golpe com o assassinato do presidente da República, o seu vice e um ministro do Supremo Tribunal Federal. Devemos dizer um sonoro não. Não à anistia, não ao PL da anistia, não a essa PEC golpista que estão tentando armar. Toda a diretoria do Olodum está aqui prestando seu repúdio".
O que é a PEC da Blindagem?
A proposta determina, segundo o texto, que deputados e senadores só podem ser processados criminalmente com autorização da Câmara e do Senado, cabendo ao STF decidir em até 90 dias se a investigação criminal pode seguir.