
No dia 26 de setembro, uma poeta vai se consagrar campeã do "Slam das Minas Bahia 2025". Além do título, quem vencer garante uma premiação em dinheiro e a chance de disputar no campeonato estadual uma vaga para representar a Bahia no Slam BR – Campeonato Brasileiro de Poesia Falada. A grande final do Slam das Minas Bahia acontecerá às 18h, no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, em Salvador. Os ingressos gratuitos estão disponíveis no Sympla.
Após quase três meses de oficinas, batalhas, dedicação e inscrições vindas de diversas cidades baianas, chegou a hora das finalistas Luma Luz, Duda Maria, Liz Metsker e Sued Hosanná disputarem o primeiro lugar, tendo a possibilidade de embolsar R$ 500, além de levar o tão desejado troféu pra casa.
Para Má Reputação, slammaster do Slam das Minas Bahia, é gratificante ver uma final entre poetas com identidades diversas mas, igualmente potentes. “A presença de poetas iniciantes no palco da final do Slam ao lado de competidoras mais experientes é o reconhecimento de que estamos criando um espaço seguro, onde as poetas se sentem acolhidas e vêm sua poética e escrevivência valorizadas e potencializadas”.
Já Ludmilla Singa, idealizadora do coletivo ao lado de Negafyah, relembra o início de tudo e destaca a trajetória do projeto até aqui. “Começamos no Conjunto ACM, na Estrada das Barreiras, e hoje encerramos a temporada no Largo Tereza Batista, espaço histórico do Hip Hop na Bahia. Este percurso mostra a força e a continuidade do movimento que seguimos construindo”, concluiu.
Além do Slam Poetry, o público poderá prestigiar o live paint, uma pintura ao vivo feita por uma grafiteira, que também será parte do prêmio da campeã. Já a programação musical fica por conta de três atrações muito esperadas pelo público: Afrobapho, Viik Amazi e Samba de Preta.