A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou a Operação Proclamação da República 2024, realizada de quinta-feira (14) a domingo (17), com resultados significativos na redução de acidentes fatais e intensificação das fiscalizações.
Leia também:
Esquema especial de transporte para jogo do Brasil em Salvador
Associação alerta para golpe com mensagens sobre suspensão de CNH
As ações de combate a infrações e crimes foram reforçadas nas BRs 324, 101, 116 e 242, vias onde o tráfego se tornou intenso, já que os baianos escolheram curtir o feriadão nas principais praias e/ou no interior.
De acordo com a PRF, a fiscalização foi focada nas principais infrações que frequentemente estão associadas a acidentes graves. Entre as ações prioritárias, destacaram-se:
- monitoramento de embriaguez ao volante e excesso de velocidade;
- repressão a ultrapassagens indevidas;
- verificação do uso de cinto de segurança e dispositivos de retenção para crianças;
- combate ao uso de celular ao volante;
- monitoramento de veículos trafegando pelo acostamento.
Durante os quatro dias de operação, a PRF registrou 45 acidentes. Destes, 13 foram graves e 4 pessoas morreram.
A corporação divulgou uma tabela comparativa utilizando o último feriado prolongado (Corpus Christi) como comparativo, já que não houve Operação Proclamação da República em 2023.
No período, foram realizados quase 4,5 mil testes de alcoolemia, resultando na emissão de 154 autos de infração devido à mistura de álcool e direção. No total foram realizados mais de 2.800 autos de infração de trânsito.
Os principais flagrantes incluem:
- falta de dispositivo de retenção;
- ultrapassagens indevidas;
- excesso de velocidade;
- educação e conscientização.
Durante as fiscalizações, a PRF abordou mais de 5.000 veículos. As abordagens incluíram a verificação de infrações e crimes, além de ações educativas voltadas à conscientização de motoristas e passageiros sobre a importância do respeito às leis de trânsito.
Combate ao crime
Durante a Operação, a PRF aplicou esforços também no combate ao crime, destacando-se pela utilização de cães de faro altamente treinados. Esses cães são capazes de identificar a presença de ilícitos nos mais diversos compartimentos dos veículos, contribuindo significativamente para a eficácia das operações.
Durante este período, 13 pessoas foram detidas devido a crimes diversos, com destaque para a recuperação de 6 veículos frutos dos crimes de furto e roubo.