A Associação Nacional dos Detrans (AND) emitiu um alerta sobre um novo golpe direcionado a condutores de veículos. Golpistas estão enviando mensagens via SMS, e-mail ou WhatsApp, simulando comunicados oficiais do Detran, e já fizeram vítimas em diversos estados.
As mensagens fraudulentas afirmam que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista está suspensa. Ao clicar no link enviado, a pessoa é direcionada para um site falso que imita o portal Gov.br, do Governo Federal.
Leia mais:
Assista: agente da Transalvador usa viatura como motel no Centro
Rematrículas para rede estadual de ensino é iniciada; veja datas
No site falso, os criminosos solicitam dados pessoais do motorista e pedem que ele clique em uma opção para "regularizar" a situação. A AND orienta que, ao receber mensagens desse tipo por canais que não sejam oficiais do Detran, o condutor não acesse o link e denuncie o caso à ouvidoria do órgão ou às autoridades policiais.
Casos desse golpe foram registrados em estados como Paraná, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Roraima, Pernambuco, Amazonas, Sergipe, Maranhão, Bahia, Acre, Rondônia, Ceará, Distrito Federal, Paraíba, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.