Atrações como Tiganá Santana, Laiô, Marcionilio Prado, Lilica Rocha, e Encontro de Sambas estão na programação da 6ª edição do Novembro das Artes Negras da Funceb. Entre 27 e 29 de novembro, a Fundação Cultural do Estado, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado, realiza a 6ª edição do Novembro das Artes Negras.
O projeto, iniciado em 2017, tem como finalidade entregar visibilidade e fortalecimento às expressões artísticas negras da Bahia. As ações acontecem na sede da Funceb (Solar das Rosas), no Campo Grande e na Sala Walter da Silveira (Barris).
De modo geral, toda programação será aberta ao público e tem o tema “Construindo Narrativas: expressões artísticas negras e suas influências na formação de identidade cultural baiana”.
A princípio, a 6ª edição terá, de forma inédita, a participação de artistas selecionados via Convocatória Especial, que integrarão a programação da sede da Funceb, no Campo Grande, dias 27, 28 e 29 de novembro.
No geral, haverá shows musicais da banda KalunduH, dos artistas Nouve, Brunno de Jesus, a mirim Lilica Rocha, a rapper Udi Santos e a cantora Laiô. O samba será parte especial da programação, com o show “Samba Convida”, que unirá mulheres do Samba Ohana, Samba das Pretas e Gal do Beco. Também terá show do cantor Marcionilio Prado, Tiganá e do Maestro Ubiratan Marques.
A Literatura também estará presente com dois Saraus: “Sarauzinho da Calu: Uma performance Literária”, e o Sarau “De Volta ao Nosso Quilombo”, com as poetas Bruna Silva, Fabricia de Jesus e Blenda Santos, além do poeta Marcelo Ricardo.
Confira:
Dança & Audiovisual
No Solar das Rosas também terá dança no dia 28 de novembro, com performances a partir das 17h30: “Maracatu Mistério”, da Márcio Fidelis Cia de Dança, “Exu Menino”, com Dudé Conceição e a performance “Argila”, de Lua Carvalho.
Na Sala Walter da Silveira (Barris), acontecerá a Sessão Cinemateca da Bahia – Novembro das Artes Negras, em homenagem ao cineasta Antônio Olavo. Nos dias 28, 29 e 30 de novembro, sempre às 17h, serão exibidos três de seus filmes: Quilombos da Bahia, Abdias do Nascimento – Memória Negra e A Cor do Trabalho. As sessões são abertas ao público, sujeitas à lotação do espaço.
Leia mais
Caminhada Negra de Salvador movimenta espaços históricos
Novembro Negro: evento celebra mês da consciência negra em Salvador
Confira programação completa:
Dia 27/11 – 18h às 22h (Solar das Rosas – Campo Grande)
18h – Banda KalunduH
19h – Show Preta F#d#, com Udi Santos
20h - Show Epa Rei, com Brunno de Jesus
21h - Samba Convida – Gal do Beco, Samba Ohana e Samba das Pretas
Dia 28/11 – 16h às 21h (Solar das Rosas – Campo Grande)
16h - Sarauzinho da Calu: Uma performance Literária
17h30 – Performances “Maracatu Misterioso” - Márcio Fidelis Cia de Dança, “Exu Menino” - Dudé Conceição e “Argila” - Lua Carvalho
18h - Sarau: De Volta ao Nosso Quilombo
19h – Show Marcionilio Prado
20h – Show Tiganá
Dia 29/11 – 18h às 22h (Solar das Rosas – Campo Grande)
18h - Show Black Power Eu Sou – Lilica Rocha
19h - Show Caminhos Abertos, com Nouve
20h - Show Arrudeio, com Laiô
21h - Maestro Ubiratan Marques (sexteto)
Dias 28, 29,30/11 – 17h (Sala Walter da Silveira)
28/11 - Quilombos da Bahia (2004)
29/11 – Abdias do Nascimento – Memória Negra (2008)
30/11 – A Cor do Trabalho (2014)