O Artesanato da Bahia terá uma agenda com inúmeras ações que promovem a geração de renda e valorização a cultura, durante o mês que se comemora o Novembro Negro da Bahia, com uma programação voltada para pautas raciais. Os eventos de qualificação e comercialização de produtos feitos por artesãs, artesãos, mestres artesãs e mestres artesãos, serão realizados em Salvador e outros municípios baianos.
Leia Mais:
Prova de títulos do CNU tem resultados divulgados
Tik Tok é processado por tratamento irregular de dados infantis; entenda
Enem 2024: saiba como mandar bem no segundo dia de prova
Na primeira semana, a Feira de Artesanato da Bahia será marcada pela apresentação dos produtos de artesãos e mestres para os participantes das reuniões temáticas e do encontro dos Ministros de Cultura do G20, que acontece tem início nesta segunda-feira (4) até sexta (8), no Centro de Convenções de Salvador.
Durante o mesmo período, de segunda (4) a quinta (7), a Feira vai comercializar produtos criados pelos povos originários de várias regiões, durante o VI Acampamento Terra Livre – Bahia, promovido pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia – Mopoiba, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Interior da Bahia
Já no interior da Bahia, em Ipirá, na mesorregião Centro-Norte Baiano, as artesãs e os artesãos da região participam do Curso de Finalização de Produto, ministrado por Rodrigo Lyra, que acontece nesta segunda (4) e terça (5), na Associação da Conceição.
Já em Ipirá, as artesãs e artesãos da região participam do Curso de Finalização de Produto, ministrado por Rodrigo Lyra, nos dias 04 e 05/11, na Associação da Conceição.
Maragogipinho, distrito de Aratuípe, receberá o II Festival da Cerâmica Maragogipinho, que acontece do dia 12 a 17 de novembro. As ações começam com a 5ª Rodada de Negócios Artesanato da Bahia, no dia 12 e 13, voltada para lojistas e revendedores da Bahia e do Brasil, e com a presença da Caravana de Cadastramento da Carteira Nacional do Artesão, nos dias 12, 13 e 14, que será emitida como reconhecimento da profissão de artesãs e artesãos do distrito e municípios vizinhos.
Ainda dentro da programação do II Festival Maragogipinho, terá a realização da Feira Artesanato da Bahia, do dia 15 ao dia 17, na Praça da Matriz. Neste espaço, os visitantes e compradores poderão adquirir peças decorativas e utilitárias, criadas por artesãs e artesãos da rota Boi Bilha do território de identidade Baixo Sul.
Iniciada em setembro, a trilha formativa Tecendo Histórias: Criando Moda com as Crocheteiras encerra sua série de cursos em novembro, na Sala Multiuso, no 1º andar, da Casa Artesanato da Bahia, no Largo Porto da Barra. As crocheteiras terão aulas sobre comercialização e Estratégias de Mercado, de 6 a 8 de novembro, com Carmem Alves e Daiane Batista.
As ações do Programa Artesanato da Bahia são uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia, em parceria com a Associação Fábrica Cultural.