A escala 6x1 é uma modalidade de trabalho que permite seis dias consecutivos de trabalho para cada folga semanal, muito comum em setores como comércio e indústria.
No entanto, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL) está mobilizando redes sociais e legisladores para acabar com esse modelo, propondo uma escala 4x3: quatro dias de trabalho e três de folga.
Leia também:
Divulgação do gabarito oficial do Enem será antecipada
“Inclusão é você estar onde quer”, diz cega no Afropunk
Essa PEC visa flexibilizar a jornada de trabalho, atualmente limitada a 44 horas semanais e 8 horas diárias pelo texto da Constituição e da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
"Sabemos q os profissionais desse país,em especial os precarizados,aqueles q ganham menos,q podem morrer de trabalhar,mtas vezes têm a saúde abalada pela escala 6X1. Países mais desenvolvidos e q fazem trabalho de uma maneira não escravocrata já avançaram.pic.twitter.com/dqjr8fnbvP
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) November 10, 2024
A proposta já angariou 1,3 milhão de assinaturas online, porém ainda precisa do apoio formal de 171 deputados ou 27 senadores para avançar no Congresso. Até o momento, 71 deputados apoiaram a iniciativa.
Proposta movimentou as redes sociais
A proposta de mudar a jornada para uma escala 4x3, com quatro dias trabalhados e três dias de descanso, permitiria ao trabalhador mais tempo livre para outras atividades.
Na internet, o tema tem sido o grande assunto dos últimos dias, com a opinião de trabalhadores, empresários, políticos e até famosos. Chegou a ser o assunto mais comentado do X, antigo Twitter.
O pior dessa discussão pelo fim da escala 6x1 é que existem experiências que demonstram que um dia a mais de descanso é benéfica pra economia, pq traz aumento da produtividade e do consumo.
— Thais Maschio (@ThaisRMaschio) November 10, 2024
Quem é contra, o faz simplesmente pq odeia a ideia dos trabalhadores terem dignidade.