
Chegou o momento da comunidade de Mussurunga se unir em prol das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No próximo sábado (5), das 7h às 9h, a Associação de Mães com Filho TEA (AMTEA) promoverá a caminhada "Têm TEA", com o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo e reforçar a importância da inclusão e do respeito às pessoas autistas e suas famílias.
Leia Também:
O percurso terá início no Setor A e seguirá até a sede da AMTEA, no Setor C, reunindo mães, profissionais da área, apoiadores e toda a comunidade. Além de ampliar a visibilidade da causa, a mobilização busca chamar a atenção das autoridades para a necessidade de mais investimentos em diagnóstico, tratamento e suporte para autistas.
Para Sandro da Favela, presidente e fundador da AMTEA, o evento tem potencial para se tornar um marco na luta pelos direitos das pessoas autistas. "Na comunidade, a caminhada pode aumentar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo maior inclusão e respeito às pessoas autistas e suas famílias. Além disso, fortalece os laços entre os participantes, criando uma rede de apoio mais estruturada", afirma. Ele ressalta ainda que a mobilização pode sensibilizar gestores públicos sobre a urgência de mais investimentos na causa, o que pode resultar em melhorias no atendimento especializado, na educação inclusiva e no suporte às famílias.

Fundada em 2024, a AMTEA, que possui núcleos no Bairro da Paz e em Mussurunga, oferece atendimento especializado para crianças autistas e suporte às famílias, sem qualquer apoio do município ou do estado. A associação mantém seus serviços apenas com recursos próprios e da comunidade, enfrentando desafios como a falta de verba para especialistas, a necessidade de materiais para as terapias e a alta demanda por atendimentos. Atualmente, a AMTEA disponibiliza serviços como fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, nutrição, terapia ABA, terapia ocupacional, assistência social e cuidados para as mães, incluindo massoterapia, apoio psicológico, maquiagem, tranças, manicure e pedicure.
A comunidade pode apoiar a AMTEA de diversas formas, como participando da caminhada, divulgando o evento nas redes sociais, realizando doações financeiras via PIX (CNPJ: 55.164.633/0001-27), contribuindo com alimentos, fraldas, materiais de higiene e brinquedos educativos ou se voluntariando para auxiliar nas ações da associação. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (71) 3190-1053 ou (71) 98274-4008 (WhatsApp).