25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Autodefesa - 30/01/2026, 07:00 - Dara Medeiros

Mulherada bota a base e faz aula de defesa pessoal para o Carnaval

Oficinas gratuitas da Guarda Civil Municipal estão capacitando foliãs

Guarda Civil Municipal oferece aulas gratuitas de defesa pessoal
Guarda Civil Municipal oferece aulas gratuitas de defesa pessoal |  Foto: José Simões/Ag. A TARDE

Existe um lado perigoso por trás da curtição do Carnaval. Enquanto a festa popular acontece e milhares de pessoas se divertem nos circuitos, agressores se aproveitam da vulnerabilidade e exposição de algumas mulheres para cometer importunação sexual, violência e até estupro. Aprender a se defender e saber a quem recorrer em momentos como esses é extremamente necessário para escapar de situações indesejadas.

Por muito tempo, gerações suportaram caladas os beijos roubados, puxões de cabelo e agarrões durante a folia. Esse comportamento absurdo já não é mais tolerado, e a Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador está oferecendo oficinas de defesa pessoal gratuitas para mulheres e membros da comunidade LGBTQIAPN+, com foco nas festas de rua da cidade.

Uma das alunas das oficinas de 2026, a professora Amanda Santos, de 33 anos, se interessou pela capacitação ao ver uma propaganda nas redes sociais. Moradora do bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário, ela considerou uma boa oportunidade e resolveu se inscrever.

Amanda Santos foi uma das alunas da oficina e aprovou a iniciativa
Amanda Santos foi uma das alunas da oficina e aprovou a iniciativa | Foto: José Simões/Ag. A TARDE

“Acho que é fundamental que existam essas iniciativas para fazer com que nós, mulheres, possamos ter um pouquinho de segurança, ou ter um pouco mais de noção de como podemos nos defender diante dessas situações de vulnerabilidade que a gente, infelizmente, geralmente se encontra”, disse ela em entrevista ao MASSA!.

Como se defender no Carnaval?

Além de técnicas de autodefesa, oficina também traz outras dicas e direcionamentos
Além de técnicas de autodefesa, oficina também traz outras dicas e direcionamentos | Foto: José Simões/Ag. A TARDE

Para o coordenador de Prevenção à Violência (Cprev) da Guarda Municipal, James Azevedo, o curso permite que os participantes aprendam não apenas técnicas para se defender de agressões, mas também noções de primeiros socorros e direcionamentos para buscar ajuda especializada em situações de risco.

“Essa oficina é específica para as festas de largo, para o carnaval, que tem o intuito de prevenir, tem o intuito de alertar as mulheres para situações que podem ocorrer na rua”, explicou James ao MASSA!.

Entre as dicas principais, o coordenador enfatizou que é importante não ir ao banheiro sozinha, não deixar o copo de bebida sem supervisão e depois voltar a beber no mesmo copo, evitar ruas escuras e vazias, redobrar a atenção e compartilhar sempre o link de corridas por aplicativo com pessoas de confiança.

James Azevedo, coordenador de Prevenção à Violência (Cprev) da Guarda Municipal
James Azevedo, coordenador de Prevenção à Violência (Cprev) da Guarda Municipal | Foto: José Simões/Ag. A TARDE

Já nas aulas gratuitas ministradas pelo professor de boxe Roberto Coelho Araújo e pelo professor de goshin jitsu Sidclay Silva, as pessoas inscritas aprendem técnicas para escapar das situações mais recorrentes.

Três ataques e uma só defesa

Imagem ilustrativa da imagem Mulherada bota a base e faz aula de defesa pessoal para o Carnaval
Foto: José Simões/Ag. A TARDE

Em caso de ataques por trás, como puxão de cabelo, estrangulamento ou puxão pelos ombros, a vítima consegue se livrar com apenas uma forma de defesa. Ela deve segurar as duas mãos do agressor com firmeza, olhar por debaixo do próprio braço para identificar a direção do joelho dele e dar uma espécie de coice.

O chute precisa ser dado com a perna dominante. Sendo assim, se a vítima for destra, ela precisa chutar com a perna direita, e se for canhota, com a perna esquerda. Caso ache que não consegue alcançar a altura do joelho, o ideal é usar toda a força para pisar no pé do agressor e tentar se soltar.

Confira um exemplo dessa defesa:

O professor Roberto Araújo, que representa o agressor, puxa o cabelo da vítima por trás.

Imagem ilustrativa da imagem Mulherada bota a base e faz aula de defesa pessoal para o Carnaval
Foto: José Simões/Ag. A TARDE

Mesmo assustada, a mulher vai tentar manter a calma e olhar por debaixo do próprio braço para mirar no joelho do agressor.

Imagem ilustrativa da imagem Mulherada bota a base e faz aula de defesa pessoal para o Carnaval
Foto: José Simões/Ag. A TARDE

Ela dará um chute no agressor e conseguirá se soltar. É importante usar toda a força possível para que ele sinta o golpe e a solte.

Imagem ilustrativa da imagem Mulherada bota a base e faz aula de defesa pessoal para o Carnaval
Foto: José Simões/Ag. A TARDE

Puxão pelo braço

Outra situação que acontece bastante é o puxão pelo braço. Ao ouvirem respostas negativas ou até mesmo desejarem fazer uma abordagem ofensiva, muitas pessoas ultrapassam os limites e puxam as mulheres pelo braço.

Imagem ilustrativa da imagem Mulherada bota a base e faz aula de defesa pessoal para o Carnaval
Foto: José Simões/Ag. A TARDE

Para conseguir se soltar a medida é simples, basta suspender o braço e girá-lo para trás. Este movimento vai fazer o agressor soltá-lo imediatamente.

Imagem ilustrativa da imagem Mulherada bota a base e faz aula de defesa pessoal para o Carnaval
Foto: José Simões/Ag. A TARDE

Canal do YouTube para aprender mais

A Guarda Civil Municipal criou um canal no YouTube para que mais cidadãos possam aprender técnicas de autodefesa, com foco especialmente na proteção feminina, não apenas para situações de festas populares, mas também contra violência doméstica.

Canal do YouTube traz ensinamentos para defesa além do Carnaval, como tentativa de estupro
Canal do YouTube traz ensinamentos para defesa além do Carnaval, como tentativa de estupro | Foto: José Simões/Ag. A TARDE

Batizado de Mulher Blindada (clique aqui para conhecer), o canal reúne vários vídeos ensinando como escapar de estupro, defesa de mata-leão, defesa de facada por cima, defesa de abraço pela lateral e defesa de estrangulamento.

Veja como se inscrever para as oficinas

O curso de defesa pessoal para mulheres e público LGBT+ com foco nas festas de rua da GCM ainda continua. As próximas aulas acontecem nos dias 31 de janeiro e 03 e 05 de fevereiro, na sede da instituição, localizada na Avenida San Martin, com turmas pelo período da manhã (das 8h às 12h) e pela tarde (das 13h às 17h).

As inscrições devem ser feitas no site oficial da Guarda Civil de Salvador, www.gcm.salvador.ba.gov.br/divulgacoes (clique aqui). Com 20 vagas por turma, a meta é alcançar 200 pessoas antes da folia começar.

Leia Também:

A luta continua

Depois do Carnaval, o curso completo de defesa pessoal é iniciado para preparar ainda mais pessoas, trabalhando habilidades de autoproteção, consciência para identificar possíveis ameaças e adotar comportamentos preventivos, estudo de primeiros socorros e educação sobre direitos.

“A gente prepara as mulheres o ano todo. À partir do dia 2 de março já começa a nossa primeira turma do curso de defesa pessoal, com duração de 20 horas”, anunciou James Azevedo.

As inscrições também são feitas pelo site. É só ficar ligado nos canais oficiais de comunicação da Guarda Civil Municipal e se cadastrar dentro do prazo.

exclamção leia também