28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Já deu o conselho - 18/10/2025, 09:20 - Da Redação

MP pede que PMs caiam fora de partidos políticos na Bahia

Recomendação alcança 84 policiais militares da ativa

84 policiais militares da ativa receberam recomendação para desfiliação
84 policiais militares da ativa receberam recomendação para desfiliação |  Foto: Ilustrativa/Divulgação/PMBA

O Ministério Público da Bahia (MPBA) recomendou que 84 policiais militares da ativa, que atuam em unidades da região oeste do estado, caiam fora de partidos políticos. A orientação foi feita após o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) identificar que esses profissionais estavam com filiação partidária irregular.

Leia Também:

Segundo o MP, a participação de policiais militares em partidos políticos vai contra a Constituição Federal e o Estatuto dos Policiais Militares da Bahia, que exigem neutralidade política durante o exercício da função.

A recomendação, enviada em 6 de outubro aos comandos das unidades, pede que as desfiliações sejam feitas em até 15 dias. O documento também determina que as corporações criem rotinas de checagem junto à Justiça Eleitoral para evitar novos casos. Caso a orientação não seja seguida, poderão ser abertos processos administrativos disciplinares.

Além disso, o MPBA solicitou que os comandos enviem, em até 45 dias, um relatório com as medidas adotadas. Se as recomendações não forem cumpridas, poderão ser tomadas ações judiciais e aplicadas penalidades funcionais aos responsáveis.

exclamção leia também