Uma situação ocorrida em uma viagem com um motorista por aplicativo deixou a advogada Karina Bruno bastante desconfortável. A mulher contou que, na última terça-feira (12), pediu um carro no app da Uber e, quando entrou, se deparou com uma mensagem de cobrança para ligar o ar-condicionado.
O recado informava que o modelo de viagem escolhida por ela, UberX, não fornecia a opção de trafegar com o ar-condicionado ligado e, para tal, o passageiro precisaria desembolsar uma quantia de 50 centavos por quilômetro rodado, com valor mínimo em cinco reais.
Segundo ela, não é a primeira vez que um motorista comenta sobre o uso do ar nas corridas mais 'baratas' do aplicativo, porém nunca tinha se deparado com um aviso de cobrança.
"Eu já peguei UberX algumas vezes e eles sempre dizem que o ar-condicionado só liga no Comfort [modalidade do aplicativo com carros mais confortáveis e corridas mais caras]. Hoje, eu chamei um Uber e era um horário de muita demanda. O valor do UberX que eu pedi, estava o mesmo que costuma ser um Uber Comfort. Eu entrei no carro e os vidros estavam abertos com esse comunicado nos bancos, dizendo que o ar-condicionado não podia ser ligado e ele cobrava uma taxa extra mínima de R$ 5”, disse Karina ao site g1.
Leia mais
Com 'calorão' em Salvador, Zoológico redobra cuidados com animais
Fatal! Idoso cai de prédio do Hospital da Bahia e morre
Carnaval: Bombeiros debatem protocolos de segurança para camarotes
A advogada ainda ressaltou o desconforto, contando que se sentiu praticamente obrigada a não pedir para que ligue o ar-condicionado na viagem. "Eu me senti meio impedida de pedir para ligar. Se não tivesse mensagem nenhuma, talvez eu pedisse para ligar. É como se fosse para não pedir, foi como eu me senti. Eu não acho que devo pagar além do que o aplicativo está cobrando. Ele ainda coloca os dados do PIX e imputa ali uma taxa mínima. Eu me senti muito desconfortável na situação”, disparou.
A Uber, por sua vez, alertou que os passageiros devem evitar pagar por serviços fora do aplicativo, pois isso quebra as regras e pode resultar no bloqueio da conta do motorista. Além disso, a empresa esclareceu que não é obrigatório nem proibido usar o ar-condicionado durante as viagens. Segundo a empresa, isso depende da preferência do motorista e do passageiro, visando o conforto de todos durante o trajeto.