Com o 'calorão' que toma conta de Salvador, os profissionais do Zoológico tem direcionado as atenções para os cuidados com os animais. Os veterinários, biólogos e tratadores estão trabalhando juntos para ajudar a bicharada a lidar com o calor, dando mais frutas com bastante água, servindo sorvetes feitos de carne e frutas, e fazendo mudanças nos locais onde vivem, com lugares mais frescos e confortáveis.
A bióloga do Zoo, Anna Celly, disse que essas mudanças na alimentação dos animais visam garantir que recebam os nutrientes certos e se mantenham hidratados. Ela também ressaltou a importância de colocar plantas nos recintos para criar um ambiente mais confortável para eles. O zoológico, localizado na área urbana, é famoso por sua contribuição na proteção de animais em risco de extinção no Brasil.
O Zoológico da capital baiana segue uma dieta cuidadosamente planejada por especialistas para atender às necessidades únicas de cada espécie que cuidam. Eles também criam formas especiais de alimentação e estruturas pensadas para um ambiente limitado, priorizando a saúde dos animais. Essas medidas melhoram o bem-estar e contribuem para a preservação de mamíferos, aves e répteis.
Leia mais
Carnaval: Bombeiros debatem protocolos de segurança para camarotes
SSA está entre os destinos mais buscados para as festas de fim de ano
Natal Solidário pretende mobilizar região de Castelo Branco
Com o clima pedindo mais cuidados aos bichos, o zoológico reafirma seu compromisso não só como um lugar para visitar, mas como um defensor ativo na conservação e cuidados específicos para cada espécie, garantindo a preservação.
"A dedicação diária da equipe é crucial nesse processo. Os cuidadores e veterinários monitoram atentamente os sinais dos animais, intervindo prontamente quando necessário para garantir o conforto e a saúde de cada bicho”, explicou a bióloga.
Além das melhorias físicas, o zoológico realiza um trabalho contínuo de educação ambiental para os visitantes. "Por meio de atividades guiadas, buscamos constantemente conscientizar sobre a importância de respeitar o ambiente natural dos animais, destacando o trabalho da equipe do zoo para manter o conforto dos animais silvestres em seus recintos", destacou a responsável pelo setor de educação ambiental do Zoológico, Samanta Grimald.
O zoo cuida atualmente de 1.400 animais, distribuídos em 134 espécies, compreendendo 56 de aves, 45 de mamíferos e 31 de répteis, sendo 88% delas de origem brasileira. Das 134 espécies, 40 estão ameaçadas de extinção em seus habitats naturais. O horário de funcionamento do Zoológico é das 09h às 17h, de terça a domingo, incluindo feriados, localizado na Rua Alto de Ondina, s/n, bairro de Ondina.