30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

ta barril! - 13/12/2023, 12:02 - Da Redação

Com 'calorão' em Salvador, Zoológico redobra cuidados com animais

Veterinários, biólogos e tratadores pretendem ajudar os bichos a lidar com o alto calor

Zoológico pensa em medidas para ajudar animais neste calor de Salvador
Zoológico pensa em medidas para ajudar animais neste calor de Salvador |  Foto: Divulgação

Com o 'calorão' que toma conta de Salvador, os profissionais do Zoológico tem direcionado as atenções para os cuidados com os animais. Os veterinários, biólogos e tratadores estão trabalhando juntos para ajudar a bicharada a lidar com o calor, dando mais frutas com bastante água, servindo sorvetes feitos de carne e frutas, e fazendo mudanças nos locais onde vivem, com lugares mais frescos e confortáveis.

A bióloga do Zoo, Anna Celly, disse que essas mudanças na alimentação dos animais visam garantir que recebam os nutrientes certos e se mantenham hidratados. Ela também ressaltou a importância de colocar plantas nos recintos para criar um ambiente mais confortável para eles. O zoológico, localizado na área urbana, é famoso por sua contribuição na proteção de animais em risco de extinção no Brasil.

O Zoológico da capital baiana segue uma dieta cuidadosamente planejada por especialistas para atender às necessidades únicas de cada espécie que cuidam. Eles também criam formas especiais de alimentação e estruturas pensadas para um ambiente limitado, priorizando a saúde dos animais. Essas medidas melhoram o bem-estar e contribuem para a preservação de mamíferos, aves e répteis.

Leia mais

Carnaval: Bombeiros debatem protocolos de segurança para camarotes

SSA está entre os destinos mais buscados para as festas de fim de ano

Natal Solidário pretende mobilizar região de Castelo Branco

Zoológico segue uma dieta cuidadosamente planejada por especialistas para atender às necessidades únicas de cada espécie que cuidam
Zoológico segue uma dieta cuidadosamente planejada por especialistas para atender às necessidades únicas de cada espécie que cuidam | Foto: Divulgação

Com o clima pedindo mais cuidados aos bichos, o zoológico reafirma seu compromisso não só como um lugar para visitar, mas como um defensor ativo na conservação e cuidados específicos para cada espécie, garantindo a preservação.

"A dedicação diária da equipe é crucial nesse processo. Os cuidadores e veterinários monitoram atentamente os sinais dos animais, intervindo prontamente quando necessário para garantir o conforto e a saúde de cada bicho”, explicou a bióloga.

Além das melhorias físicas, o zoológico realiza um trabalho contínuo de educação ambiental para os visitantes. "Por meio de atividades guiadas, buscamos constantemente conscientizar sobre a importância de respeitar o ambiente natural dos animais, destacando o trabalho da equipe do zoo para manter o conforto dos animais silvestres em seus recintos", destacou a responsável pelo setor de educação ambiental do Zoológico, Samanta Grimald.

O zoo cuida atualmente de 1.400 animais, distribuídos em 134 espécies, compreendendo 56 de aves, 45 de mamíferos e 31 de répteis, sendo 88% delas de origem brasileira. Das 134 espécies, 40 estão ameaçadas de extinção em seus habitats naturais. O horário de funcionamento do Zoológico é das 09h às 17h, de terça a domingo, incluindo feriados, localizado na Rua Alto de Ondina, s/n, bairro de Ondina.

exclamção leia também