25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

conexão Brasil-África - 20/08/2024, 19:14 - Da Redação

Mostra de Cinemas Africanos oferece atividades gratuitas em Salvador

Programação inclui minicursos e roda de conversa com profissionais africanos

Evento acontece entre 18 e 25 de setembro
Evento acontece entre 18 e 25 de setembro |  Foto: Divulgação

A Mostra de Cinemas Africanos, que acontece em Salvador, entre 18 e 25 de setembro, está com inscrições abertas e gratuitas para sua programação paralela. As atividades incluem o Laboratório Crítico, conduzido pelo jornalista e crítico de cinema Rafael Carvalho; o Minicurso Construções Cinematográficas de Amílcar Cabral: Reflexões sobre os Cinemas Africanos e suas Narrativas, facilitado pela pesquisadora, doutora em Comunicação, Cultura e Artes Jusciele Oliveira;

Além disso, o evento terá o inédito Encontros do Audiovisual Brasil-África, que vai reunir cerca de 40 profissionais dos dois lados do Atlântico Sul. As inscrições vão até dia 6 de setembro, com vagas limitadas.

Leia mais:

Rafa Moreira aponta que ser influencer virou negócio: "Diversão que deu certo"

Jéssica Senra vence processo contra o Bahia no caso dos jabás

Briga entre mulheres viraliza na internet; Craque Neto nega envolvimento

Laboratório Crítico

Conduzido pelo jornalista e crítico de cinema Rafael Carvalho, a atividade contará com aulas teóricas e exercícios práticos com foco na reflexão sobre filmes produzidos no continente africano e em contextos afro-diaspóricos. O laboratório acontece em cinco encontros, nos dias 17, 18, 19, 24 e 25 de setembro, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia. São 15 vagas disponíveis.

Minicurso: Construções Cinematográficas de Amílcar Cabral

O curso, ministrado por Jusciele Oliveira, acontece nos dias 24 e 25 de setembro, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia. O curso oferece uma análise aprofundada das representações cinematográficas de Amílcar Cabral (1924-1973) , líder revolucionário dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP). Baseado nas experiências e trocas de Jusciele Oliveira durante sua participação nas comemorações do centenário de Cabral em Cabo Verde e Guiné-Bissau, o curso explora como a figura de Cabral foi retratada e interpretada em filmes africanos e como essas representações contribuem para a compreensão da história e do contexto político do continente africano. São 50 vagas disponíveis.

Encontros do Audiovisual Brasil-África

A primeira edição dos Encontros do Audiovisual Brasil-África, iniciativa que fomenta parcerias e colaborações entre o cinema africano e o brasileiro, acontece de 19 a 22 de setembro, no Arquivo Público Municipal - Auditório Makota Valdina. O evento reúne cerca de 40 profissionais de ambos os lados do Atlântico Sul e busca criar um espaço propício para a colaboração, onde conhecimentos e experiências possam ser trocados para impulsionar as indústrias cinematográficas dos dois territórios.

A programação completa e o link para inscrições estão disponíveis no site.

exclamção leia também