O que começou como um passatempo se transformou em um negócio de sucesso para a influenciadora baiana Rafaela Moreira, seguida por mais de 2,4 milhões de pessoas no Instagram. Mostrando seu dia a dia, desde os momentos mais divertidos até os perrengues, sempre com muito bom humor pelas câmeras do celular, a "best", como é carinhosamente chamada pelos fãs, se tornou uma das criadoras de conteúdo mais populares da Bahia.
Em entrevista à coluna Sabendo Com Vini, do Portal MASSA!, ela falou sobre quando percebeu que, além de ser uma pessoa conhecida, era uma empresa capaz de viver, se sustentar e ajudar a sua família ao ligar a câmera do celular. Rafaela Moreira também refletiu sobre o futuro na web, deixando claro que não tem medo de mudar de profissão, se necessário for.
"Toda vez que eu paro pra pensar, me choca um pouquinho, porque, mesmo vivendo essa realidade que eu vivo hoje, às vezes, quando paro pra pensar, eu não acredito que estou vivendo isso. Não sei se por crenças antigas ou por questão de algo cultural. A gente estuda, né?! Pensa em se formar, em trabalhar, em ter uma vida boa, mas a gente acaba alcançando coisas que nunca imaginaria alcançar na vida. Isso é grandioso! Sou muito grata, primeiramente, a Deus, E também às pessoas que me acompanham e se sentem influenciadas por mim. Isso é uma realização muito pessoal também", afirmou a influencer baiana, que já trampou para grande marcas nacionais e comprou uma mansão no Alphaville 2, em Salvador.
De passatempo a negócio
Rafa Moreira conta que criar conteúdo começou de maneira despretensiosa durante a pandemia. Ela nunca imaginou que um passatempo se tornaria sua principal fonte de renda e um meio de influenciar tantas pessoas.
"A internet não foi nada programado por mim; aconteceu, acredito, que foi em pouco tempo. Pandemia. Eu tinha outro trabalho [e] busquei a internet como algo de diversão mesmo, e acabou dando tão certo que mudou a minha vida e a vida de muita gente ao meu redor, tanto diretamente quanto indiretamente. E isso me faz, todos os dias, abrir a câmera do celular e contar um pouquinho da minha vida dessa forma divertida que sempre faço aqui", declarou ela, que, além conhecer inúmeras cidades no Brasil, já pisou na Europa e nos Emirados Árabes.
Mudança de profissão
Por fim, sobre a possibilidade de seguir outra carreira ou até mesmo abandonar a vida de influenciadora digital, Rafa se mostrou tranquila e confiante em sua capacidade de se reinventar.
"Eu não peguei o celular e quis virar influenciadora pra mudar de vida, até porque eu não tinha noção do que a internet poderia me proporcionar. [ser influencer] É uma coisa que eu gosto muito de fazer, acredito que se eu não gostasse, eu não estaria com tanta frequência nos stories, contando o meu dia todos os dias praticamente. Se por um acaso não der certo futuramente, é algo que também não me assusta, eu sei do meu potencial como profissional, então independente de área, eu vou trabalhar com outra coisa, isso nunca foi um obstáculo pra mim. Porque antes da internet também, eu já trabalhei em outros lugares", finalizou, afirmando que neste momento não pensa em outra profissão além de criadora de conteúdo.