30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Botijão de gás - 24/11/2022, 12:07 - Vinicius Viana - Atualizado em 24/11/2022, 12:19

Moradora vê a morte de frente e perde tudo após explosão no Saboeiro

Explosão de um botijão de gás de cozinha destruiu ao menos dez imóveis no bairro e assustou os moradores da região

Explosão de botijão de gás destruiu ao menos 10 imóveis no bairro do Saboeiro, em Salvador
Explosão de botijão de gás destruiu ao menos 10 imóveis no bairro do Saboeiro, em Salvador |  Foto: Ascom/Codesal

O chão tremeu, as estruturas de diversos imóveis foram abaladas e o sono dos moradores da rua Silveira Martins, no bairro do Saboeiro, em Salvador, foi interrompido após um botijão de gás explodir na madrugada desta quinta-feira (24).

A violência da explosão do botijão de gás na lanchonete ‘Parada Top Açaí’ foi a responsável por transformar o local em um verdadeiro cenário de guerra e por destruir, ao menos dez imóveis, entre casas e estabelecimentos do ramo comercial. Os destroços da explosão foram lançados a metros de distância e acabaram atingindo um prédio residencial, danificando portas e janelas.

Dona Cátia Bonfim, de 59 anos, moradora do primeiro andar do prédio onde aconteceu a explosão, foi uma vítima do acidente e viu a morte de perto ao acordar com parte dos destroços em cima dela. Em entrevista exclusiva ao Portal Massa!, ela contou que residia de aluguel no local há dois anos e que se assustou com o rastro de destruição causado pelo botijão.

Aspas

[...] Eu perdi tudo que tinha dentro de casa. Perdi toda minha casa na explosão.

Dona Cátia Bonfim, moradora do local

“Eu estava dormindo no momento da explosão. Acordei com os estilhaços de vidros em cima de mim, mas não tive ferimentos. Porém, eu perdi tudo que tinha dentro de casa. Perdi toda minha casa na explosão”, desabafou Cátia, informando que após o acidente saiu desesperada do imóvel e não conseguiu retornar para resgatar alguns documentos por causa do risco de desabamento.

O engenheiro de plantão da Defesa Civil de Salvador (Codesal), José Carlos Queiroz Palma, falou sobre os danos causados pela explosão. “O acidente foi causado por uma explosão de um botijão de gás, que devido à pressão desse gás provocou o desabamento da laje do pavimento térreo e comprometeu seis imóveis no seu entorno. No condomínio em frente, várias janelas foram quebradas e várias portas danificadas”, relatou.

Demolição

Equipes da Codesal e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) estiveram no local e constataram a necessidade de demolição da estrutura do imóvel onde aconteceu a explosão e pontuaram que o local já foi evacuado pelos proprietários.

“O Corpo de Bombeiros foi acionado e abriu ocorrência por volta das 2h25 (da manhã). Não houve registro de feridos. A vistoria, realizada conjuntamente com a Sedur, constatou perda total e necessidade de demolição da construção. O prédio residencial que fica em frente, também vistoriado pela Codesal, teve as esquadrias atingidas, mas não foi necessário a evacuação”, declarou a Codesal.

Procurados para falar sobre o caso, o Corpo de Bombeiros da Bahia e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA) não se manifestaram até o fechamento desta matéria.

Confira o vídeo

exclamção leia também