O avião ATR-72 da empresa VoePass, que caiu na tarde desta sexta-feira (9), na região de Vinhedos, no interior de São Paulo, é do mesmo modelo e companhia aérea que operou em 2023 a rota Salvador - Feira de Santana.
Atualmente, a VoePass (antiga Passaredo) opera apenas a rota Salvador-Recife na capital. No interior, há a Porto Seguro-Belo Horizonte. No passado, haviam voos para cidades como Guanambi, Barreiras, Teixeira de Freitas e Paulo Afonso.
Acompanhe o caso:
Avião que caiu em SP fez 13 voos nos últimos dois dias
Homem se atrasa e perde voo de avião que caiu em SP: "Tô me tremendo"
Lula relata detalhes do acidente aéreo fatal com mais de 50 vítimas
Pressentiu? Blogueiro relatou perigo do modelo de avião que caiu em SP
Governadores largam agenda para tratar acidente em São Paulo
ATR-72
Fabricado pela franco-italiana ATR, o modelo é o turboélice de médio porte mais vendido no mundo. No Brasil, as empresas VoePass e Azul usam aeronaves deste modelo.
A aeronave é segura, com baixo histórico de acidentes. A capacidade de passageiros varia de acordo com a companhia aérea, mas geralmente é entre 64 e 72.
De acordo com a fabricante, o ATR-72-500 pode chegar à velocidade máxima de 511 km/h. O modelo tem 7,65 metros de altura e 27 metros de comprimento e de envergadura e possui autonomia de voo de 1.324 quilômetros. O peso máximo que o avião pode carregar em serviço é de 7 mil quilos.
Acidente
Por volta das 13h desta sexta-feira (9), um avião do modelo ATR-72, da Companhia Aérea VoePass, antiga Passaredo, caiu. O acidente aconteceu na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo.
A aeronave saiu de Cascavel, no Paraná, e tinha como destino o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), esse modelo comporta 68 passageiros.
Estavam no avião, no momento do acidente, quatro tripulantes e 58 passageiros. Ninguém sobreviveu.
A aeronave de matrícula PS-VPB, fazia o voo 2Z2283 e decolou às 11h58 e tinha chegada prevista para 13h50. O aplicativo FlightRadar24 mostra que, ao passar por Vinhedo, quando iniciava o procedimento de pouso, o avião teve uma queda brusca e caiu em parafuso.