O surto de de metapneumovírus humano (HMPV) na China, tem deixado o Ministério da Saúde em estado de alerta sobre a situação. A doença tem causado problemas de infecções respiratórias, principalmente nas crianças chinesas.
Leia mais: Chegou ao fim? Venda de vape pode ser barrada na Bahia; saiba o motivo
Campanha reforça a luta contra a hanseníase no Brasil
Apesar da situação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não emitiu alerta. Entretanto, a vigilância epidemiológica brasileira tem mantido contato com lideranças da OMS, de outros países e também da China, para monitorar o caso.
Ultimamente, um aumento nas infecções respiratórias agudas, incluindo gripe sazonal, metapneumovírus humano (HMPV), infecção por rinovírus, vírus sincicial respiratório (VSR) foram observados. A maioria dos casos foram registrados no norte da China.
Sobre o HMPV
O HMPV é um vírus respiratório que causa infecções nas vias respiratórias superiores e inferiores, e foi identificado pela primeira vez no Brasil em 2004. Desde então, o vírus tem sido monitorado como parte das atividades de vigilância epidemiológica do ministério, que inclui a coleta e análise de dados sobre doenças respiratórias.
É um vírus conhecido no mundo e comum em casos de síndrome gripal (casos leves), podendo eventualmente evoluir para casos de síndrome respiratória aguda grave que requerem internação.