Na manhã desta quinta-feira (30), o metrô que faz transporte entre as cidades localizadas na região metropolitana de Porto Alegre voltou a funcionar, após ficar desativado por várias semanas por conta das enchentes que assolam vários municípios no Rio Grande do Sul.
Até agora, apenas algumas estações estão funcionando e não há previsão de quando o metrô voltará a funcionar em sua totalidade. No momento, foi reaberto apenas um trecho entre as estações Novo Hamburgo, Mathias Velho e dos bairros da cidade de Canoas, um dos pontos que mais sofreu com a tragédia. Também não há previsão de retorno para as estações da capital gaúcha.
Leia também:
Pior tragédia da história do RS completa um mês
Zeca Pagodinho reúne artistas em live e arrecada dinheiro para o RS
O metrô está funcionando das 8h até as 18h, com saídas a cada 35 minutos e de forma gratuita. A empresa Trensurb, que é a responsável pelo sistema férreo na região, divulgou uma entrevista nas redes sociais na qual duas usuárias do metrô afirmaram que estavam aliviadas com a volta do sistema.
Ao todo, 13 municípios estão dentro da 'operação emergencial' em um trajeto de 26km, o que pode atender aproximadamente 30 mil pessoas por dia. Normalmente, 110 mil pessoas poderiam utilizar o sistema férreo.