A cerca de quatro dias da largada oficial do verão, Salvador já respira uma baianidade diferenciada que vai até pouco depois do Carnaval. Para amplificar ainda mais esse cenário de festividade, o Mercado Modelo recebeu uma renovada nesta segunda-feira (18). Baianos e turistas acompanharam a reinauguração de um dos cartões postais mais badalados da capital baiana.
De modo a verificar como estão as instalações do patrimônio cultural de Salcity, o Portal MASSA! acompanhou o evento de relançamento do Mercado Modelo. Entre as novidades estão a recomposição da cobertura que já existia, a pintura, além de revestimentos, nova iluminação e melhorias na parte interna.
O prefeito da cidade, Bruno Reis (União Brasil), foi responsável por ‘abrir as portas’ do local, ao lado da vice-prefeita, Ana Paula Matos. Segundo o gestor municipal, o principal sentido da reinauguração é a valorização da história baiana.
Leia mais
Bruno Reis celebra 'volta' triunfal do Mercado Modelo
Vai ajudar a gente se consolidar como principal ponto turístico do Brasil
“Esse equipamento tem importância significativa para o turismo de Salvador, primeiro lugar em número de turistas e visitantes do mundo, deixando para trás o Rio de Janeiro e outras capitais do Nordeste, e vai ajudar a gente se consolidar como principal ponto turístico do Brasil. Vai gerar renda, fazer nossa economia crescer”, pontuou.
A atividade de reestruturação, que ocorreu por 12 meses, também ganhou rampas de acessibilidade para deslocamento de pessoas com dificuldades de locomoção, além de um elevador, enquanto que o subsolo foi requalificado para receber exposição cultural.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o espaço ainda ganhou uma galeria de artes com peças de artistas baianos, como, por exemplo, Mario Cravo Jr.