O retorno de um dos mais célebres patrimônios culturais de Salvador, o Mercado Modelo, foi reinaugurado nesta segunda-feira (18). Para oficializar esse retorno, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) discursou em meio a turistas, soteropolitanos e baianos na parte interna do espaço.
"Que histórico. Finalmente esse dia chegou, para chegar até aqui foi uma longa caminhada, que começou lá em 2010, quando dois amigos, Valtinho e Chico, me apresentaram para os permissionários do Mercado Modelo (...) Obrigado por terem acreditado em mim (...) Essa inauguração tem diversos sentidos, o primeiro valorizar nossa história, é um cartões-postais da nossa cidade, e que hoje está todo cuidado. Esse equipamento tem importância significativa para o turismo de Salvador, primeiro lugar em número de turistas e visitantes do mundo, deixando para trás o Rio de Janeiro e outras capitais do Nordeste, e vai ajudar a gente se consolidar como principal ponto turístico do Brasil. Vai gerar renda, fazer nossa economia crescer. Vai ajudar de forma decisiva a gente promover a verdadeira virada que queremos fazer aqui no Centro Histórico", analisou o gestor da capital baiana.
Ao menos R$ 13,5 milhões foram investidos em uma das novidades do novo Mercado, a galeria de artes. Do mesmo modo, cerca de R$ 17 milhões foram emplacados pelo Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica Federal.
Nesse sentido, a medida vai impactar positiva a correria de mais de 300 funcionários e 2000 fornecedores.