A celebração da festa de Santa Bárbara, que acontece nesta quarta-feira (4), reúne devotos no quartel histórico da Barroquinha, na região do Pelourinho, em Salvador. A santa é reconhecida justamente como a padroeira dos bombeiros, sendo símbolo de proteção para quem enfrenta situações arriscadas, como os profissionais que combatem incêndios.
Leia mais:
Ambulantes aproveitam a festa de Santa Bárbara para fazer um 'trocado’
Homem é furtado durante Santa Bárbara, mas afirma: "Não tira o brilho"
Fé para tudo! Fiéis alcançam saúde e bens por meio de Santa Bárbara
Com isso, a data do dia 4 é marcada por tradicionais eventos religiosos, como a procissão e a Santa Missa. Em seguida o Corpo de Bombeiros promove um caruru aberto ao público presente, onde mais de 1.500 quentinhas são distribuídas aos fiéis.
Presente no evento do CBM-BA, o comandante-geral Adson Marchesini conversou com a reportagem do Portal Massa!.
"Cada dia é uma emoção diferente. Fico muito feliz por esse momento, é um momento de agradecimento, é um momento de pedir para que o ano que vem seja da mesma forma, ou melhor para a instituição. O Corpo de Bombeiros está crescendo, está ajudando ao próximo, está cumprindo o seu papel. Agradecer ao governador [Jerônimo Rodrigues] pelo apoio, agradecer também ao secretário [Marcelo Werner] pelo apoio. Tudo isso deixa feliz", enalteceu Marchesini.
A escolha do caruru como prato principal acontece devido a ligação entre Santa Bárbara e Iansã ou Oyá, orixá do candomblé associada à coragem e à força.