28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

10ª edição do Miss Subúrbio Gay - 24/02/2024, 06:00 - Amanda Souza

Mais uma edição do Miss Subúrbio Gay acontece neste domingo

O evento, que acontece a partir das 17h, contará com manifestações artísticas de personalidades e grupos que representam o Subúrbio Ferroviário

O evento acontece a partir das 17h,
O evento acontece a partir das 17h, |  Foto: Denisse Salazar / AG A TARDE

Um verdadeiro espetáculo está programado para acontecer nesse final de semana. O Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360º recebe, nesse domingo (25), a 10ª edição do Miss Subúrbio Gay.

Além da coroação da miss de 2024, o evento, que acontece a partir das 17h, contará com manifestações artísticas de personalidades e grupos que representam o Subúrbio Ferroviário de Salvador, além de shows de Drag Queen da cena da cidade. A proposta é de promover um verdadeiro espetáculo e a e entrada é livre e franca.

Nesse ano, dez candidatas concorrem à coroa, cada uma delas representando bairros do subúrbio. Elas desfilarão para um corpo de jurados que reúne nomes importantes do cenário da arte em Salvador, como Luciana Mandelli, diretora geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC/Ba) e Fabinho Almeida, empresário do ramo artístico.

Imagem ilustrativa da imagem Mais uma edição do Miss Subúrbio Gay acontece neste domingo
Foto: Denisse Salazar / AG A TARDE

As participantes receberam uma ajuda de custo de R$ 200 e a coroada Miss Subúrbio Gay 2024 levará para casa um prêmio adicional de R$ 500 e uma vaga para disputar o Miss Salvador Gay 2024.. Além disso, a proposta do concurso é gerar visibilidade e abrir portar para artistas transformistas.

O produtor cultural Fabrício Cumming, diretor fundador do concurso, explica o que é preciso para se tornar a Miss Subúrbio Gay 2024. “Muitas vezes existe uma favorita e não é ela que ganha, o júri escolhe outra que teve um brilho diferente. Miss é noite, é sobre o dia e momento que sobe no palco”, conta. “O que precisa é um comprometimento com aquela noite, uma montagem bem feita e uma bela exibição”, destaca.

Imagem ilustrativa da imagem Mais uma edição do Miss Subúrbio Gay acontece neste domingo
Foto: Denisse Salazar / AG A TARDE

Fabrício conta ainda que, além de dar espaço para artistas da comunidade, o concurso que ele criou também tem como objetivo mudar o olhar das pessoas sobre o Subúrbio Ferroviário. “O que queremos é mostrar as belezas que temos aqui, porque normalmente somos massacrados: aqui tudo é ruim, é feio, é crime. Mas não! O Subúrbio tem beleza, tem coisas bonitas para mostrar, e o concurso de miss vem com esse objetivo”, explica.

A Miss Subúrbio Gay 2017, Laís Ferreira, tentou o título por quatro anos seguidos até ser coroada. Para ela, a persistência valeu a pena por tudo o que o concurso representa no universo miss. “O concurso me abriu os olhos para o que esse é mundo de competições, mas sem rivalidades. Eu me encantei por esse universo, participar do Miss Subúrbio me abriu portas, me levou para outros lugares, me ensinou a ter um estudo estético”, assume. “Ainda existe um preconceito por ser de bairro, da periferia, mas já são 10 anos mostrando que não tem nenhuma inferioridade em ser do subúrbio”, afirma.

Imagem ilustrativa da imagem Mais uma edição do Miss Subúrbio Gay acontece neste domingo
Foto: Denisse Salazar / AG A TARDE

Um dia de homenagens

Essa edição do concurso homenageia Shay Rizzo, miss eleita em 2021 por votação popular, com participação ativa no concurso e em outras atividades do cenário, e veio a falecer em 2022. A transformista era considerada uma grande inspiração e potência na arte Drag.

A homenagem será a exibição de um vídeo com momentos e lembranças da artista, de maneira a mostrar como a arte dela deixou um legado para quem quer viver nesse universo.

“Perder Shay foi um baque imenso para toda a equipe porque ela era muito importante para nós, estava cheia de sonhos e planos para a carreira”, contou. “Ela estava muito próxima de entrar no The Voice, então seria uma artista Drag que iria explodir no Brasil, mas se foi antes disso. Não podia passar em branco, precisávamos fazer essa homenagem”, afirma Fabrício.

exclamção leia também