Salvador ganhou, neste domingo (25), mais dois equipamentos para estímulo ao esporte e atividades físicas: a 7ª Academia Salvador, na Boca do Rio, e a Arena 29 de Março, antigo Campo do Mosquitinho, em Nova Brasília, que passou por requalificação e é o 62º campo com grama sintética da cidade. As entregas foram realizadas de forma simbólica com as presenças do titular da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, demais gestores e população.
Leia mais:
SMS realiza ações para mulheres lésbicas e bissexuais de Salvador
Brasil terá cirurgias inéditas de redesignação sexual pelo SUS; veja
A Academia Salvador Boca do Rio funciona ao ar livre na Avenida Otávio Mangabeira, ao lado do Complexo Tenístico da cidade. O equipamento oferece acesso gratuito a aulas de musculação e aulas coletivas conduzidas por profissionais especializados.
Para participar, os interessados devem realizar agendamentos através do aplicativo MUDE, disponível gratuitamente na App Store e Google Play. Cada aluno pode agendar até duas aulas por dia de modalidades distintas, devendo apresentar documento com foto para acesso.
Presente na ocasião, o estudante de Arquitetura Raoni Vasques, de 29 anos, conferiu de perto a estrutura.
"Eu acho isso incrível, porque leva acessibilidade à prática do esporte para toda a população de forma gratuita, melhora o desenvolvimento da saúde e o desenvolvimento pessoal. Estou muito feliz com essa iniciativa, combinou muito com a nova orla aqui. Eu sempre morei aqui próximo, vi a academia aqui e já vim fazer uns exercícios para testar. Está aprovado. Show de bola! Pretendo vir mais vezes", contou, animado.
Mãe do paratleta de judô e jiu-jitsu Iranildo dos Santos, Ivonete Sampaio, de 57 anos, era só felicidade com mais uma Academia Salvador. "Estamos acompanhando esse trabalho da Prefeitura. A estrutura da academia é excelente. Os equipamentos são muito produtivos e vão ajudar muito essa galera", declarou.
Alcance
Esta é a segunda Academia Salvador entregue em uma semana – na última quinta (22), foi a vez da unidade Calabar ser instalada no Chame-Chame. Com isso, a capital baiana passa a contar com sete instalações do tipo espalhadas pela cidade. As outras localidades beneficiadas são Dique do Tororó, Cajazeiras X, Mané Dendê, Imbuí e Itapuã. Até o final do ano, a Prefeitura planeja instalar um total de 20 academias.
Futebol de qualidadeCom obras coordenadas pela Sempre, as intervenções na Arena 29 de Março envolveram reforma do campo, com implantação de base para grama sintética, construção de banco de reservas e vestiário e instalação de iluminação em LED, dentre outras melhorias. De acordo com Júnior Magalhães, a intenção é chegar a 100 campos com grama sintética espalhados pela cidade até o fim deste ano.
“Um campo como este é muito mais do que futebol: é também saúde física e mental e convivência entre as pessoas. Salvador tem investido no esporte, a exemplo da Academia Salvador, do Bolsa Atleta que já auxilia 235 atletas com ajuda de custo, da Arena Aquática que tem ajudado a revelar novos talentos, e da requalificação de campos e quadras, entendendo que o esporte transforma vidas”, pontuou o titular da Sempre.
Membro da Associação Baba dos 30, da própria comunidade, o técnico em ergometria Gilvan Souza, de 51 anos, revelou que a Arena 29 de Março é um meio de integração e ressocialização da localidade.
“Para nós é um sonho realizado: esse alambrado, esse gramado sintético, essa iluminação em LED nos dá mais segurança para ter uma melhor prática esportiva, além de dar mais visibilidade pra gente, pois as crianças, jovens e idosos podem vir prestigiar a comunidade fazer um bonito futebol”, avaliou.